O Governo de São Paulo anunciou a substituição de 20 dos 91 dirigentes das diretorias do ensino do Estado após decisão do Tarcísio Freitas (Republicanos) e Itapeva e Avaré estão na lista.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a decisão foi tomada após uma avaliação dos dirigentes de ensino, realizada periodicamente, que considerada os índices educacionais atingidos e de indicadores de gestão das Diretorias de Ensino.

Os dirigentes das diretorias de ensino do Estado são estruturas responsáveis por supervisionar as escolas da rede estadual e monitorar os indicadores de desempenho de cada unidade.

Os dirigentes Dorival Pinheiro Garcia, de Itapeva, e Daniela Miranda Fernandes Santos, de Avaré, serão substituídos.

A diretoria regional de ensino de Avaré é responsável pelas escolas de cidades da região, como Águas de Santa Bárbara, Arandu, Cerqueira César, Iaras, Itaí e Taquarituba. Já em Itapeva são as cidades de Buri, Capão Bonito, Nova Campina, Ribeirão Grande e Taquarivaí.

Uma matéria divulgada pela TV Tem apurou que dentre as diretorias de ensino que terão trocas, todos os dirigentes já foram avisados, mas o processo de substituição ainda será concluído. Entre os 20 dirigentes que serão trocados, estão os responsáveis de algumas das regiões que tiveram as piores notas no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2024.