A decisão sobre a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos no estado de São Paulo deve ser anunciada na próxima quarta-feira (9) pelo governador João Dória, que ainda aguarda o posicionamento do Comitê Científico para apresentar mudanças na regra.

Segundo ele, embora não tenha ainda uma data planejada, a expectativa é a de flexibilizar a medida. “Essa é uma análise que está no Comitê Científico. Não há uma decisão, mas eu diria que há uma boa expectativa”, afirmou.

Na quarta passada (2), em coletiva sobre os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, disse que o governo estuda liberar os estudantes do uso de máscaras dentro das escolas.

Durante coletiva nesta quinta, porém, Rossieli se mostrou contrário à proposta e defendeu que caso seja efetivada, que ocorra de forma gradativa, começando pelos ambientes abertos. “Eu acredito que ainda não seja o momento da retirada de máscaras dentro das salas de aula”.

A obrigatoriedade do uso de máscaras segue mantida em todos os ambientes até dia 31 de março no estado.

Enquanto São Paulo planeja tomar a decisão de flexibilizar o uso de máscaras na próxima terça-feira, 8, ao menos cinco Estados já tornaram facultativo o protetor facial contra a covid-19. Em dois Estados – Rio Grande do Sul e Santa Catarina – crianças estão liberadas do uso inclusive nas escolas. Santa Catarina, assim como Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro já não obrigam o protetor facial em ambientes abertos. No Distrito Federal, o uso de máscaras deixará de ser obrigatório em locais abertos a partir de segunda-feira, 7.

(Fonte G1 e R7)