O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) definiu quais as cem escolas adotarão o modelo cívico-militar em São Paulo a partir do segundo semestre deste ano. A lista divulgada pelo UOL esta tarde será divulgada nesta terça-feira, 29, no Diário Oficial inclui um estabelecimento de ensino de Avaré: a Escola Estadual Maria Izabel Cruz Pimentel. Além dele, na região mais próxima, em Itaí a escola João Michelin e em Itapeva, a PEI EE Jeminiano David Muze também seguirão o mesmo regime.

O modelo teria sido aprovado em 132 escolas pela comunidade escolar —pais, professores e alunos. Elas fazem parte do universo de 302 unidades cujos diretores manifestaram interesse em aderir. Como a meta do governo paulista era transformar cem escolas em cívico-militares em 2025, a Secretaria de Educação utilizou critérios de desempate como o índice de vulnerabilidade e o resultado Idesp (índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) para enxugar a lista.

O governo afirma que novas escolas cívico-militares seguirão currículo paulista. Segundo a Secretaria de Educação, a pasta ficará responsável também pela contratação de PMs aposentados, que trabalharão desarmados. Os agentes vão dar aulas de política e ética, que funcionarão como atividade extracurricular, além de serem encarregados da entrada e saída de alunos e da segurança escolar.

Situada no Bairro do Brás, a Escola Maria Izabel tem mais de mil alunos matriculados. Organizada pelo Estado em 1977, com o nome de Escola Estadual de Primeiro Grau de Avaré, recebeu depois o nome de Maria Izabel Cruz Pimentel, educadora e mãe do ex-prefeito Fernando Cruz Pimentel e do ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel.

Depois de sucessivamente ser chamada de EEPG “Dona Maria Izabel Cruz Pimentel” e EEPSG “Dona Maria Izabel Cruz Pimentel”, finalmente, a partir de 1998, com a reorganização das escolas públicas estaduais, passou a chamar-se Escola Estadual “Dona Maria Izabel Cruz Pimentel”, oferecendo os cursos de Ensino Fundamental ciclo II e Ensino Médio.

Fonte UOL