
Depois da repercussão negativa da notícia sobre a entrega do título de Cidadão Avareense ao secretário de Saúde, Roslindo Machado, vários vereadores se manifestaram; a maioria tentando se desvincular da iniciativa.
O primeiro foi o vereador Barreto do Mercado (PT), alegando que a mesa anterior – formada por Carlos Wagner (PSD) como presidente, Luiz Claudio da Costa (PSD, hoje Podemos), vice-presidente, Adalgisa Ward e Bel Dadario (PDS hoje também no Podemos) – teria aprovado o projeto da honraria.
Barreto faz parte da atual mesa como segundo secretário, juntamente com o cabo Samuel Paes (PSD) como presidente, Jairinho do Paineiras (Republicanos) como vice, Ana Paula Tiburcio (Republicanos) 1ª secretária – mesa que quer colocar em dia a pauta de votações, segundo informações extraoficiais.
A vereadora Adalgisa Ward (Podemos) disse que a mesa da época apenas deu continuidade ao trabalho da mesa anterior e que o PL é do atual prefeito Roberto Araujo (PL), que teria apresentado o requerimento quando estava no legislativo e era líder do prefeito Jo Silvestre (Republicanos).
O ex-vereador Carlos Wagner, que afirma ter se desfiliado do PSD depois de ter sido vice na chapa de Denilson Ziroldo, enviou nota ao in Foco, esclarecendo que o projeto foi proposto por Araujo. “Porém, como houve a eleição de uma nova mesa diretora em Agosto de 2023, nos foi solicitado para prosseguirmos com projeto, pois o Sr. Roslindo, assim como o Pastor Benedito e a Sra. Maria de Fátima Gomes, já haviam sido comunicados à época de que seriam agraciados com tal honraria. Diante disso, coube à nova mesa diretora atender a solicitação do parlamentar e dar sequência na tramitação dos projetos, pois do contrário estaríamos causando um constrangimento desnecessário aos indicados, pois os mesmos já haviam tomado ciência da homenagem, inclusive divulgando aos familiares e amigos de que seriam homenageados na Câmara de Vereadores de Avaré”, alega.
Entenda o caso
O projeto de fato foi apresentado em abril de 2023 pelo vereador Roberto Araujo; neste ano, a Câmara Municipal teve seus trabalhos prejudicados pela constante disputa judicial pela cadeira da presidência.
O PL 03/2023 foi aprovado na mesma data de apresentação (10 de abril) pelas comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento, das quais Flávio Zandoná (Republicanos), Ana Paula Tiburcio e Magno Greguer (ambos do Republicanos), faziam parte. O parecer foi ratificado em maio.
O PL também passou pelo departamento jurídico do Legislativo, assinado por Leticia F.S. P. de Lima, Frederico A. Poles da Cunha, Ana Vitória Corrêa Guimarães e Marcos César Rodrigues.
A mesa na época era formada por Carlos Wagner, Luiz Claudio da Costa, Adalgisa Ward e Bel Dádario (hoje, todos no Podemos, com exceção de Wagner).
A atual mesa integrada por Samuel Paes (PSD), Jairinho do Paineiras (Republicanos), Ana Paula Tiburcio (Republicanos) 1ª secretária e Barreto do Mercado como 2º secretário, fará a entrega da outorga nesta sexta, dia 25 às 19h00 na Câmara Municipal.
Além de Roslindo, devem receber os títulos Marcio Renê Pinto e o pastor Luiz Aparecido Jacintho.