Após as fortes chuvas do final de semana, domingo (12) a Defesa Civil de Avaré interditou dois prédios e o teatro municipal na rua Rio Grande do Sul, centro da cidade, devido a problemas estruturais causados pelos temporais. Os pisos das duas lojas cederam após parte uma galeria onde passa um córrego desabar.
A reportagem do Voz do Vale esteve no local no domingo e verificou o problema. Pelas frestas da porta era possível verificar que os pisos dos prédios cederam totalmente. Parte dos pisos já está sendo retirado para o início das obras.
Segundo a Defesa Civil, a estrutura do Teatro Municipal não teria sofrido danos e que, no momento, não haveria riscos de desabamento dos prédios afetados. Porém, a reportagem verificou que parte da calçada do prédio do teatro cedeu, indicando um possível dano causado pelo rompimento da galeria.
A matéria informa que a responsabilidade de refazer a galeria seria da Prefeitura Municipal, que também deverá fazer a limpeza e restabelecimento do córrego. O proprietário do prédio teria que arcar com o restante da obra.
A reportagem do in Foco também esteve no local e confirmou a situação precária e preocupante do local, tendo em vista que a previsão é de chuvas contínuas durante toda a semana.
Procurado pelo in Foco, o secretário de Serviços, César Augusto Luciano Franco Morelli disse que a interdição deve se prolongar “até que a necessidade dispense, pois as obras têm andado conforme a situação de segurança permite” .
“Por ser uma obra sobre um rio, fica um pouco trabalhoso e dependente do regime de chuvas, as quais têm caído com severidade”, complementou, afirmando que a obra deve terminar “brevemente”.
Vale lembrar que ano passado, na mesma época, o trecho de uma calçada e um muro na rua Rio de Janeiro cedeu, ‘engolindo’ motos e causando transtornos.
Veja as fotos do local