Uma nova frente fria prevista para atingir o Sul do Brasil, na próxima segunda-feira (31), já começa a mudar as temperaturas em Avaré e região. As mínimas podem chegar até 10 °C até mesmo em Bauru, segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet).
O tempo começa a mudar, ainda segundo o IPMet, nesta sexta-feira (28), quando os aparelhos preveem aumento da nebulosidade e chuvas. Para sábado (29) e domingo (30), a expectativa é de céu nublado, com áreas de chuvas e trovoadas isoladas em varias regiões paulistas, principalmente no período da tarde.
De acordo com o Instituto, ainda não é possível “esticar” a previsão para terça-feira (2), mas nesta segunda (31) a tendência é de que os bauruenses, além de sacarem guarda-chuva, voltem a tirar os casacos do armário.
Alerta – O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta de tempestade em parte do estado de São Paulo numa área que inclui Avaré e região.
Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul a frente fria será mais intensa, conforme apontam diversos outros institutos brasileiros de meteorologia, entre eles o Climatempo.
De acordo com especialistas, existe até previsão de neve em algumas regiões do Sul do País. A Defesa Civil destas localidades pede atenção com relação a possíveis vendavais, quedas de granizo e acumulados de chuva pontualmente elevados.
Segundo o Climatempo, o frio mais intenso está previsto para o dia 2 de novembro. Caso a previsão esteja correta, será a primeira vez na história em que há o registro de neve no Brasil durante o mês de novembro. O instituto informa que esta ocorrência está relacionada ao La Niña. O fenômeno atua pelo terceiro ano consecutivo e contribui para a ocorrência de frios tardios no País.