O final de semana em Avaré foi marcado pela realização de jogos universitários de medicina que teve início na sexta, dia 28 e terminaram ontem, 01 de maio. Contudo, a cada edição estes eventos geram reclamações por conta do barulho, já que boa parte dos estudantes fica alojada em escolas municipais instaladas em áreas residenciais.
Um morador próximo a escola Fausto Rodrigues, no Jardim Paraíso, fez vídeos (abaixo) registrando a barulheira que teria durado a noite inteira, num desrespeito a lei do silêncio.
Essa lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã. Também conhecido como a Lei do Direito à Vizinhança, o Artigo 1.277 do Código Civil diz que uma pessoa proprietária pode “fazer cessar” ações que prejudicam o sossego, a saúde e a segurança.
A reportagem do in Foco enviou os vídeos ao secretário de esportes do município, Carlos Bagaceira, que apenas respondeu tratar-se dos jogos universitários. A reportagem também solicitou a PM, balanço das autuações feitas durante os jogos.
Por mais que os avareenses reclamem, este tipo de “turismo” continua tendo apoio do poder público, sob o argumento de trazer “investimentos” para o turismo.
Em junho, mas precisamente dia 8, véspera de feriado, novos jogos estão programados para ocorrer em Avaré, desta vez dos alunos de fisioterapia da PucCamp.
Estranhamente o site que vende os pacotes, inclui alojamento, mas não específica qual alojamento; caso sejam as escolas, é preciso apurar se o bem público – escola – pode ser comercializado desta forma. Veja abaixo informações do site byma.