Numa atitude inusitada e para muitos, arbitrária, a mesa diretora do Legislativo de Avaré, formada pelos vereadores Roberto de Araujo, Ana Paula e Flávio Zandoná destituiu o presidente Leonardo Ripoli e nomeou o vereador suplente Jairinho do Paineiras para o cargo.
A publicação foi feita agora a pouco no semanário da Câmara Municipal. O ato da mesa baseia a destituição na alegação de que Leo Ripoli teria sido omisso e que a “defesa apresentada não pleiteou instrução probatória nem arrolou testemunhas, o que permite análise direta do pleito”.
Ontem,13, o in Foco publicou a resposta de Ripoli, feita dentro do prazo, na qual ela considera legítima a destituição, já que não seguiu o rito processual previsto na Lei Orgânica e Regimento Interno.
O mandato do vereador Jairinho do Paineiras foi extinto atendendo a determinação judicial.Conforme já divulgado nesta terça pelo in Foco, o vereador está inelegível por conta de uma condenação por sonegação e fraude de impostos e tributos, em sentença do juiz Emerson José do Couto, da 1ª Vara de Avaré datada de 31 de março.
Segundo o processo, Jairinho teria omitido informações do fisco e prestou informações falsas, sonegando várias contribuições do imposto de renda. O fato ocorreu em 2011, mas a condenação veio em fevereiro de 2021. O então vereador recorreu, mas no final de março houve a sentença condenatória com trânsito em julgado. Jairinho foi condenado a dois anos e 4 quatro meses de reclusão, em regime inicial aberto, além de multa.
Entretanto, a atual mesa diretora não teria publicado a extinção do mandato já assinada pelo então presidente Leo Ripoli, contrariando sentença judicial.