Assumindo oficialmente a cadeira da presidência do Legislativo avareense, o vereador Léo Ripoli (PTB) promete aproximar a população da Câmara Municipal e começou a gestão inovando, investindo em acessibilidade já que a partir de agora as sessões serão transmitidas com uma intérprete de Libras, a língua brasileira de sinais.
“A interpretação para os deficientes auditivos estará presente nas sessões, e também nas transmissões, através das nossas redes sociais. Além disso, já estamos alinhando o curso de Libras, para as instituições da cidade, tais como o Corpo de Bombeiros, SAMU, Conselho Tutelar, entre outras, visando melhorar o atendimento aos deficientes auditivos”, disse ele em suas redes sociais.
Questionado sobre o in Foco sobre a marca que ele quer empregar em sua gestão, o novo presidente disse que quer aproximar a população do Legislativo. “Tenho como meta, aproximar a Câmara da população, incentivar as pessoas a irem até as Sessões, criar ferramentas, programas, onde possamos despertar nos mais jovens a vontade de legislar e contribuir com o nosso município”, frisou.
Contudo, ele não respondeu diretamente se irá desbloquear os comentários durante as transmissões na página oficial da Câmara – medida impopular tomada pelo ex-presidente Flávio Zandoná (Cidadania). “Em relação a participação popular em nossas redes sociais, quaisquer comentários que sejam no intuito de contribuir com o nosso Legislativo, serão sempre bem vindos”, disse em entrevista ao in Foco.
Zandoná foi extremamente criticado por eleitores justamente por atitudes como essa que traduzem autoritarismo. Ele alterou regras no regimento do Legislativo restringindo a participação popular no uso da tribuna livre. Sua gestão foi marcada por polêmicas e falta de comunicação com a imprensa – mesmo com aumento de assessores.
Léo também revelou que pretende modernizar o Legislativo. “Acredito que algumas questões possam ser modernizadas, melhorando os trabalhos nas sessões, como por exemplo, o sistema eletrônico de votação”, ponderou, complementando: “aos colegas da imprensa, aproveito a oportunidade de convidá-los a estarem presentes no cotidiano e também nas Sessões de Câmara”.
“Além das funções básicas, todos nós Vereadores, temos a função de atender, e dar ouvidos a nossa população. Como Presidente, essa responsabilidade aumenta, onde desde já, me sinto obrigado a atuar de forma harmônica e transparente, seguindo na mesma linha de trabalho que sempre atuei, ser acessível a todos, principalmente ao nosso povo. Estarei ainda, buscando sempre um diálogo junto aos demais Poderes (Executivo e Judiciário), contribuindo com a nossa sociedade”, finalizou.