Cerca de 200 pessoas de Avaré e de cidades da região assistiram à palestra “Autismo na Visão de um Autista” ministrada por Marcos Petry na segunda-feira, 23, no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”.

A exposição gratuita no Auditório “Elias de Almeida Ward” reuniu professores, alunos, técnicos da Educação e familiares de autistas.

Vivência do autista no cotidiano, sociabilidade e inclusão foram alguns dos temas em pauta. “Foi abordado o potencial dos autistas e discutidas maneiras de superar a visão excludente que ainda é um paradigma na sociedade”, ressalta a Secretaria Municipal de Educação.

O evento é uma realização da Educação e do Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), órgão ligado à pasta que trabalha pela inclusão de alunos com deficiência na Rede Municipal de Ensino.

 

Comoção

A exposição contou com a participação da mãe do palestrante. Ela deu um relato acerca da rotina de superação de Marcos, que é autista.

“Um momento de muita emoção e aprendizado, no qual a família Petry mostrou na prática como lidou com os desafios de uma pessoa com deficiência”, explica o CPAEE.

A palestra comoveu o público. “Foi um convite para a superação de barreiras e limites. A fala do Marcos me fez refletir sobre meu papel de professor”, disse um dos docentes que assistiram à exposição.

Os 137 litros de leite doados pelo público na entrada foram encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade, que por sua vez vai reverter os donativos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

O palestrante

Marcos Petry é escritor, músico e produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista. Referência no tema, ele usa seu exemplo de superação para promover reflexão sobre o autismo em palestras e cursos por todo o Brasil.