A prefeitura de Avaré contratou emergencialmente uma empresa de Belo Horizonte para fazer a coleta, transporte e encaminhamento do lixo do município por 4,6 milhões de reais.

O contrato foi assinado dia 7 de fevereiro com a empresa Suma Brasil e terá validade por apenas seis meses. No final de janeiro foi revogada a licitação para o serviço que estava em curso.

Apesar disso, muitos avareenses tem reclamado da falta de coleta; vários bairros, principalmente periféricos estão com lixo nas casas, calçadas e praças desde sexta ou sábado.

Embora tenha 2,8 servidores, a prefeitura continua terceirizando o serviço, o que para muitos munícipes acaba gerando mais problemas com a demora no atendimento.

Desde o final do governo passado, os avareenses vem enfrentando descaso com a coleta já que havia atrasos no pagamento. Segundo o secretário de Comunicação, Angelo Zanoto, a administração do prefeito de Roberto Araújo está rigorosamente em dia com o pagamento da coleta de lixo. “Porém existe dívida pendente da administração passada”, ressaltou.

A título de comparação, Bauru com 380 mil habitantes paga 22 milhões pelo serviço.