A arte e a educação de Avaré perderam hoje a professora e artista Castorina Rodrigues, que faleceu aos 92 anos.
Sempre querida e homenageada, a educadora e artista plástica Castorina Rodrigues esteve a frente da na Casa de Artes e Artesanato “Floriza Souto Fernandes” por vários anos e seus trabalhos estão expostos por inúmeros locais públicos.
Alegre e extrovertida, ela dizia que : “desenhar é minha vida sempre carregada de muito amor. Amo meus filhos, mas amo todos os meus alunos, dos quais jamais me esqueço”.
Religiosa, devota de Nossa Senhora Aparecida, de Santa Rita de Cássia e de Santo Expedito, Castorina, sempre a se dedicou à família e às artes, expondo seus trabalhos em lugares públicos
Nascida em Paranapanema em 13 de dezembro de 1929, Castorina é filha de Ângelo Leme Cavalheiro e de Idalina Maria Sales Cavalheiro. Passou a infância e a juventude em Piraju, onde estudou. Formou-se em 1950 e começou a lecionar Desenho e Caligrafia no Colégio Rui Barbosa.
Mudou-se para Avaré em 1951, prestou concurso e passou a dar aulas no Ginásio do Estado, a atual Escola Estadual Cel. João Cruz. Também lecionou nas escolas Maneco Dionísio e Matilde Vieira. Em meados dos anos 1960 foi quem idealizou e motivou os estudantes a preparar os enfeites de Corpus Christi nas ruas da cidade.
Casou-se em 1955 com o empresário Fausto dos Santos Rodrigues (antiga empresa Manoel Rodrigues), com quem teve os filhos Ângela Christina, Manoel Roberto, Regina Coeli, Ana Luzia, Fausto Júnior (Maninho) e Maura.
Aposentada desde 1982, dona Castorina continuava sempre apoiando iniciativas culturais e sociais da cidade.
Nossos sentimentos a toda família!
(Foto acervo Lázaro Neto)