Um sábado triste para Avaré. Morreu o professor Hélio Hiray, um dos profissionais mais queridos e competentes do meio esportivo, das artes marciais e da educação da cidade. O fato gerou uma comoção generalizada e centenas de ex-alunos, amigos, atletas e familiares tem feito suas homenagens nas redes sociais.
Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Avaré (ESEFA-1986) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (1990). Iniciou a vida esportiva com o Judô em 1972. Atuou na área de academia ministrando aulas de Karatê, Judô, Jiu-Jitsu, Ginástica Olímpica, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim.
Professor da Faculdade de Educação Física desde 1988, onde lecionou ginástica geral, ginástica Artística e Lutas. Foi coordenador de Esportes do Colégio Universitário de Avaré, desde 2004, e também professor de Ginástica Artística.
Fez duas especializações na FEFISA, sendo a Ginástica Rítmica em 1987 e a Ginástica Olímpica em 1988. Fez Pós-Graduação (Lato-Sensu) em Educação Física Escolar, na Escola Superior de Educação Física de Avaré, no período de 1991 à 1992.
Em 1988 foi promovido a árbitro nacional de Ginástica Olímpica durante um Curso Nacional de Arbitragem. Atuou como árbitro de Judô até, aproximadamente, 1997, em diversos eventos desde regionais passando por estaduais, nacionais (Seletivas Nacionais para Mundiais e Olimpíadas) e um Internacional (Sul-Americano), onde portava a graduação de Yon-Dan (Faixa Preta 4° Grau) e Árbitro Internacional-FIJ-C.
Participou de vários cursos, na área da Educação Física e esportes, e ministrou Cursos e Clínicas sobre Arbitragem de Judô, pela Federação Paulista. Foi Delegado Regional da Federação Paulista de Judô, na 3a. Delegacia Regional Centro-Sul, nos anos de 1991 e 1992.
Atuou como orientador e bancas examinadoras de TCC, nas Faculdades Integradas Regionais de Avaré (FIRA), desde 2007 até o ano, 2018.
Cursou, em 2008, uma disciplina do Mestrado, do Programa de Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, como Aluno Especial. No ano de 2011 foi professor de Música para os 5s Anos do Colégio Universitário de Avaré. Substituiu a Diretora Pedagógica do Colégio Universitário de Avaré, em janeiro de 2011 e janeiro de 2012, por 20 dias em cada ano.
Foi Mestre de Cerimônia da Formatura da Educação Infantil, do Colégio Universitário de Avaré, em 2017, 2018 e 2019. Foi professor de Música para os alunos da 3ª Idade da Frea em 2019.
O sepultamento deverá ocorrer amanhã, dia 29 de maio, no Cemitério Municipal.
(Com informações do Voz do Vale)
50 anos de judô
Em março, o professor havia feito uma postagem em sua página pessoal no Facebook quando completou 50 anos de judô. Veja abaixo:
Hélio Hiray: 50 anos de Judô
“Meio século de dedicação à arte do Judô”
(1972-2022)
Agradeço a todos os meus Senseis: Mário Sugizaki (in memorian), Alfredo Marques do Vale Júnior, Nilson Nishida, Akira Noguchi e Mateus Sugizaki ( in memorian).
Agradeço a todos os meus companheiros de Judô, da época de treinamentos, que me deram o prazer de suas companhias a cada treino e competições.
Agradeço, também, a todos os meus alunos que, nesses anos, foram muitos. Vocês são especiais e tenho muito carinho e consideração por todos.
Dediquei grande parte da minha vida, com apoio dos meus pais e familiares, nas diversas fases: Aluno, Atleta, Professor em Academias ( Avareense e Hiray) e Faculdade de Educação Física (Fira/Frea), onde leciono até hoje; Delegado Regional da FPJ, Árbitro Regional, Estadual, Nacional e Internacional pela FIJ.
Meu sonho era ser Faixa Preta. Consegui quatro. E mais o bônus de ministrar Cursos de Arbitragem/FPJ, Coordenador de Arbitragem/FPJ, e, também, representar o Estado de São Paulo e o Brasil, como Árbitro, em vários Campeonatos e Seletivas Nacionais para Mundiais e Jogos Olímpicos.
Agradeço muito a Deus todos os dias.
Sou muito feliz e muito satisfeito com tudo que conquistei, sempre com o apoio da minha família, amigos e alunos.
Arigatô gozaimásu!