A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para altas temperaturas que começou ontem (16)e vai até quarta-feira (19), na capital e no interior de São Paulo.

Conforme o órgão, a previsão indica que uma massa de ar quente deve aumentar a sensação de calor e abafamento. Cidades da região de Bauru, Marília, Itapetininga e Sorocaba podem atingir até 38ºC nos próximos dias.

A cidade de São Paulo registrou a maior temperatura do ano, com 34,9°C na estação Interlagos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (17). No Mirante de Santana, também do Inmet, a temperatura máxima foi de 33,7°C.

O forte calor permanece durante a semana durante a semana. Na terça-feira (18), os termômetros oscilam com mínimas de 23°C e máximas de 34°C, com potencial de pancadas de chuvas isoladas no final da tarde e início da noite.

Na quarta-feira (19), o cenário se repete, com risco de chuvas isoladas e rápidas entre o final da tarde e início da noite. As máximas são de 34°C e mínimas de 22°C.

Em Avaré, a máxima de 33°C nesta segunda, com sensação térmica de 35°C. Veja as temperaturas para a semana

 

Dia 18

Temperatura mínima 22°

Temperatura máxima 33°

83% de probabilidade de chuva

Sol com algumas nuvens e chuva passageira. À noite, muitas nuvens, mas com tempo firme.

 

Dia 19

Temperatura mínima 20°

Temperatura máxima 33°

75% de probabilidade de chuva

Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. À noite há previsão de nevoeiro.

 

Dia 20

Temperatura mínima 20°

Temperatura máxima 35°

74% de probabilidade de chuva

A previsão do tempo para quinta-feira é de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

 

Dia 21

Temperatura mínima 22°

Temperatura máxima 34°

67% de probabilidade de chuva

A previsão do tempo para sexta-feira é de Sol, com nevoeiro de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

 

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que a população evite a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, sendo das 10h às 16h. Também é necessário usar o protetor solar, bonés ou chapéus, além de roupas leves.

O órgão também destaca que é essencial que as pessoas se mantenham hidratadas e evitem atividades físicas ao ar livre, no período de maior radiação solar. Os ambientes também precisam estar ventilados. Idosos, crianças e animais de estimação necessitam de atenção especial, pois são mais vulneráveis aos efeitos do calor.