A inscrição da candidata mais famosa do concurso público da Câmara Municipal de Avaré, Suzane von Richthofen, tem ajudado a projetar a cidade no cenário nacional. A participação de Suzane – condenada pelo assassinato dos pais – no concurso tem sido destaque em todas as mídias.
A inscrição de Suzane para o concurso é permitida. O edital do concurso diz apenas que os inscritos devem apresentar certidão negativa criminal, ou seja, que a pessoa não tem nenhuma pendência com a Justiça. Suzane foi condenada a 34 anos de prisão, e ficou detida por 20 anos em Tremembé, no interior paulista. Em janeiro deste ano, passou para o regime aberto. Mas a inscrição dela foi deferida conforme edital publicado.
Mas especialistas da CNN debatem agora – às 14hs desta sexta, dia 2 – a possibilidade de Suzane assumir – o que é descartada pela maioria, embora seja contestada por alguns juristas.
Suzane concorrerá com cerca de 800 candidatos a um salário mensal de R$ 5.600 por 30 horas semanais de trabalho, além de plano de saúde e outros benefícios. Desde que saiu da penitenciária de Tremembé, ela mora em Angatuba, cidade próxima a Avaré.
A participação de Suzane já virou até meme (abaixo) viralizando em whatsApps.
Entretanto, esse ‘pano de fundo’ só contribui para piorar a polêmica em torno do concurso, cujas provas iniciais serão neste domingo, dia 4 (e depois dia 11).
A realização do concurso continua ameaçada. Denúncias de que funcionários comissionados da Câmara que organizaram as provas estão inscritos para concorrer a vários cargos foram enviadas para o Ministério Público Estadual e estão sendo analisadas. Além disso, o Ministério Público e o TCE analisam outras denúncias de supostas irregularidades, a começar pela dispensa de licitação.