
O ponto facultativo decretado pela prefeitura de Avaré que acabou apenas nesta quinta, dia 6, acabou gerando diversas reclamações por incluir creches e unidades de saúde.
Apenas serviços essenciais como Pronto Socorro e Coleta de Lixo não foram inclusos no decreto. Diversas mães reclamaram do fechamento das creches, já que a maioria trabalhou normalmente nos dias 3 e 5. No final do ano passado, elas também passaram pela mesma situação quando creches também não funcionaram a partir do dia 23 de dezembro até o começo de janeiro.
“Postos de saúde e creches não podem ficar fechados 5 dias”, frisou uma mãe. “É um absurdo os postos de saúde ficar 5 dias sem funcionar; as creches fechadas sendo que as mães tem que trabalhar. As escolas todas sem funcionar sendo que o feriado é só na terça-feira”, argumentou outra reclamante.
Já na saúde, várias reclamações foram feitas já que os postos também permaneceram fechados. Uma delas repercutiu nas redes sociais, após um munícipe fazer uma postagem denunciando a falta de vacina antirrábica no Pronto Socorro. O homem relatou a situação desesperadora depois que sua mulher foi mordida por um cão.
“É com muita revolta e indignação que tenho que levar isso à público; no dia 4/03/25 por volta das 12h/12h30h, minha esposa foi mordida por um cachorro. Imediatamente a levei ao pronto socorro da cidade, onde fomos atendidos entre 13h00 e 13h15. Como consta no prontuário do referido pronto socorro, minha esposa foi medicada. Ao término do atendimento, fomos informados que minha esposa teria que tomar as vacinas referente ao ocorrido e teríamos que ir ao posto de saúde de nosso bairro, para que fosse feito esse procedimento. No outro dia, 5/03/25 fomos até o posto Vera Cruz às 13h30: fechado; fomos até o posto do bairro Alto: fechado; fomos até o posto da rua Acre: fechado; voltei ao pronto socorro e lá me disseram que essa vacina é só nos postos de saúde (pasmem à população de Avaré, essa vacina não existe no pronto socorro e nem nas farmácias.) Questionei no pronto socorro o por quê do fechamento dos postos de Avaré. Disseram que o prefeito da nossa cidade tinha decretado feriado nesses dias de festas. Ou seja, O CARNAVAL. Todo comércio aberto, e os postos de saúde FECHADOS. Então pergunto: saúde não é prioridade? Como fica o caso da minha esposa?”, questionou o munícipe no relato.
Em grande parte das cidades paulistas o ponto facultativo vigorou até 12 ou 14h00 da quarta-feira de cinzas (dia 5). No estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas decretou ponto facultativo para servidores estaduais nos dias 3 e 4 de março (segunda e terça-feira). Já na quarta-feira, o expediente foi retomado às 12h00.