Questionada pelo in Foco sobre a demolição do antigo aeroporto de Avaré – patrimônio histórico que foi tombado – a prefeitura disse que a demolição foi feita com o aval do Judiciário.
“A ação ajuizada pelo Ministério Público que pretendia obrigar o município a restaurar o imóvel foi contestada pela Prefeitura e julgada improcedente em primeira instância, sendo confirmada a decisão pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.”, diz a nota, complementando: “A decisão foi baseada em laudos técnicos que constataram que a estrutura do imóvel estava comprometida, com paredes com risco de queda, apresentando risco às pessoas no local”.
A prefeitura ressalta que a questão foi decidida judicialmente, não havendo impedimentos legais para a demolição do imóvel, visto que a ação transitou em julgado conforme ressalta a Procuradoria Geral do Município. Contudo, nenhum documento foi enviado.
A nota ainda afirma que o imóvel já havia sido parcialmente derrubado na gestão anterior, inviabilizando qualquer possibilidade de recuperação da estrutura; contudo, ignorou ordem judicial que determinou a reforma anos atrás como noticiou o in Foco ontem.
O in Foco enviou questionamento ao Ministério Público para o setor responsável pelo patrimônio histórico e cultural e aguarda sua manifestação.