Depois de inúmeras críticas em relação a falta de manutenção de galerias após as fortes chuvas de fevereiro, a secretaria Municipal de Meio Ambiente de Avaré deu início a limpeza do Ribeirão Lajeado, que corta a cidade, conforme nota da pasta de Comunicação.
O objetivo é melhor a vazão e ampliar a captação de águas pluviais, contribuindo para diminuir as enchentes. A Prefeitura declarou Estado de Emergência após as fortes chuvas registradas no início de fevereiro.
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços, que disponibilizou o maquinário necessário para a execução do empreendimento.
Os trabalhos consistem na revitalização da calha, desassoreamento, retirada lixo e outros materiais que obstruem a passagem da água da chuva.
A ação teve início na parte mais baixa do rio e segue para a área mais alta. No momento, os trabalhos estão concentrados na parte superior da Rua Fernando de Moraes, que é cortada pelo Lajeado.
Etapas
A próxima etapa é o desassoreamento na altura da Rua Major Vitoriano até a Rua São Paulo, bem como entre a São Paulo e a Santa Catariana, na região central da cidade.
O Meio Ambiente informou ainda que outros ribeirões que cortam o município também vão passar por limpeza nas fases seguintes.
Muro de arrimo
A intervenção incluiu a recuperação de uma encosta na Rua Flamboyant. A lateral do córrego havia desmoronado em função do volume de chuva.
A correção consistiu na reparação do muro que arrimo construído em 2015 em Área de Preservação Permanente (APP) que desviou o curso das águas, causando posteriormente o desmoronamento da estrutura.