A Polícia Civil prendeu preventivamente nesta terça-feira, dia 18, em Paranapanema, um homem de 59 anos acusado de abusar sexualmente de três sobrinhos menores de idade. As vítimas são duas meninas de 14 e 10 anos, e um menino de 14 anos. A prisão fez parte da Operação Infância, da Delegacia de Polícia da cidade.
As investigações confirmaram que o suspeito, tio das crianças, manteve relações sexuais com uma das vítimas recentemente. Os menores relataram os abusos através do procedimento de escuta especializada, onde perguntas são feitas por profissionais da rede de acolhimento e proteção, proporcionando um ambiente seguro para que revelem detalhes dos crimes.
Os depoimentos foram impactantes e esclareceram como os abusos aconteciam. Segundo os relatos, o acusado ameaçava as crianças, afirmando que lhes causaria mal se contassem a alguém sobre os abusos. Os crimes ocorreram na casa da avó das crianças, local onde os menores frequentemente a visitavam.
O caso foi descoberto em maio deste ano, quando o acusado foi flagrado por um membro da família exibindo seu órgão genital para uma das vítimas. A partir desse episódio, as outras crianças foram encorajadas a relatar os abusos que vinham sofrendo.
Após a prisão, o acusado passará por uma audiência de custódia no foro da Comarca de Paranapanema e, em seguida, será transferido para uma unidade do sistema penitenciário da região.
Segundo a Delegada de Polícia de Paranapanema, Janaína Jacolina Morais, este caso destaca a importância da denúncia e da vigilância para a proteção dos menores, além da necessidade de apoio psicológico contínuo para as vítimas de abuso sexual.
Assessoria Imprensa Polícia Civil
Boletim de Ocorrência II0850-2/2024