Em um mundo tão obcecado por tecnologia, uma das missões mais difíceis de um professor é estimular alunos à leitura, resgatando inclusive a arte da escrita.

Com o objetivo de mudar essa realidade, um professor de uma escola estadual em Avaré conseguiu um feito grandioso: envolver alunos em um projeto para o lançamento de um livro escrito por eles.

Nada mais justo, no dia em que se comemora a celebração do Professorado, enaltecer o trabalho de vários deles que se empenham em realmente fazer a diferença, como é o caso do professor Fernando Rodrigo dos Santos, formado em Letras e que leciona inglês na escola “Padre Emílio Immoos”, que recebe muitos alunos em situação de vulnerabilidade.

“O uso excessivo de aparelhos eletrônicos tem afastado cada vez mais os jovens da literatura, e, infelizmente, isso pode acarretar problemas como ansiedade, depressão e atraso cognitivo. Por isso, decidimos desenvolver um projeto para incentivar a leitura de livros físicos, para isso, os próprios alunos escreveriam suas histórias”, relata ele.

O projeto que aconteceu no 1º semestre de 2024 teve a participação de outra professora, Silvia Videira, formada em história. “Os estudantes aprenderam conceitos teóricos da literatura e o gênero narrativo: conto, técnicas de escrita, interpretação de textos implícitos algumas aulas foram específicas para o desenvolvimento da criatividade”, diz Fernando.

Pelo fato de a escola ter grande parte dos alunos inseridos em vulnerabilidade social muito grande, “a escrita do livro já foi uma conquista para eles”, frisa o professor.

“Sendo assim, surgiu o desafio, escrever um conto, de tema livre, porém, precisava se passar na cidade de Avaré, a fim de valorizar a sociedade em que vivem, assim, os alunos trouxeram suas vivências para o papel, suas ideias, imaginações. Este projeto trouxe perspectivas de vida para eles, bem como, pode ser um precursor para abrir portas para oportunidades futuras”, complementa Fernando, que também é escritor e tem dezenas de contos publicados que foram apresentados aos alunos como motivação.

O nome do projeto é “Conto: A escrita do Nocaute” e a obra chama-se “Sombras da Noite – Contos de Avaré”.

“Infelizmente, não conseguimos imprimir muitas cópias, por ser caro; conseguimos uma verba e fizemos uma quantidade que desse para os alunos participantes, e para a gestão. Mas,  colocamos o livro na Amazon para venda, apenas em formato digital, pois não tem custo de produção. Todo o dinheiro que conseguirmos arrecadar com a venda, pretendemos fazer algum projeto com esses jovens escritores. A ideia principal é levá-los ao museu da Língua Portuguesa em São Paulo, se conseguirmos”, revela o professor.

Veja os alunos participantes do projeto:

  • Yasmim De Oliveira Tomé;
  •  William Santos Silva;
  •  Lavinia Victoria de Oliveira Justiniano;
  •  João Ricardo De Moura;
  •  Wandeson Diniz Aroucha;
  •  Layra Victoria Santos De Paula;
  • Matheus Henrique Pereira De Lima;
  •  Kimberly Baptista da Silva;
  • Kevellyn Vitória Viana Da Silva;
  • Laís Vitória Silvério Da Silva;
  • Êmilly Eduarda Leme De Assis;
  •  Maria Eduarda Pereira Rocha;
  • Luiz Henrique Abreu De Brito

Os participantes têm idades entre 13 e 16 anos

Resenha

Avaré, cidade do interior de São Paulo, está repleta de mistérios, suspenses, dilemas pessoais e psicológicos e dramas familiares.

Esta antologia possui catorze contos, cada narrativa é um retrato fiel, detalhado e emocional de como a cidade e seus habitantes interagem, agem e se transformam.

Cada conto apresenta uma temática diferente de Avaré, bem como, um ponto turístico diferente da cidade, como o Horto Florestal, a fonte do Largo São João e a ilustre Represa Jurumirim.

Os contos foram escritos por crianças e adolescentes de uma escola estadual, cada um trouxe sua visão de mundo para as páginas, dando ênfase, assim, à sociedade na qual vivem.

Para comprar o livro virtual (apenas 10 reais) clique no link https://a.co/d/8fkbpND