Alunos da escola Pei Maria Izabel Cruz Pimentel participaram de mais um novo projeto coordenado por uma equipe de professoras da instituição, que sempre procura formas de inovar para educar.
Elas desenvolveram o projeto Pódio do Escritor Protagonista que reuniu estudantes dos 8ª anos (A e B ) e tem como objetivo usar jogos paraolímpicos na descoberta de novos conhecimentos.
Assinado pelas professoras Angélica Salazar, Priscilla Contrucci, Márcia Pires e Michelle Turri juntamente o projeto visou “desenvolver no aluno a competência leitora e escritora através das disciplinas de Língua Portuguesa, Protagonismo Juvenil e Orientação de Estudos, buscando nos jogos paralímpicos a inferência de um processo cognitivo relevante porque possibilita construir novos conhecimentos, a partir daqueles existentes na memória do leitor, os quais são ativados e relacionados às informações materializadas no texto”, diz o texto enviado à redação do in Foco – que sempre apoia todos projetos voltados à valorização do professor e da Educação.
“Sendo assim, todas as experiências e o conhecimento vivenciados foram valorizados, pois a escola é frequentada por alunos advindos de diversos lugares e estratos sociais, por isso, é também na escola, que todas essas diferenças se encontram e as diferentes pessoas podem estabelecer vínculos de várias ordens entre si, conscientes ou não”, dizem as professoras.
Para elas, é no aprendizado do respeito a essa diversidade que se pretende desenvolver competências e habilidades acerca do protagonismo juvenil por meio da promoção das manifestações culturais, que possibilitem trocas de experiências, vivências e valores, dando voz e vez às lutas e conquistas dos estudantes.
Segundo a professora Angélica, a proposta de Unidade Didática tem como objeto de estudo fazer uma abordagem de conteúdos interdisciplinares que oportuniza os estudantes a conhecer sobre vários assuntos. “Finalizamos o projeto com a vivência prática na qual o aluno pôde trabalhar o senso de cooperação, planejamento, segurança e quebrar paradigmas”, ressaltam.
Veja alguns registros do projeto enviados pelas professoras.
(Fonte e fotos – Professoras da Pei Maria Isabel)