Por meio do projeto Arte da Música, os alunos de escolas públicas de Avaré (SP) receberam um incentivo ao canto e à musicalização, e com o apoio de um estúdio portátil, gravaram com suas vozes as letras compostas por eles mesmos. Realizadas nos dias 05 e 14 de dezembro, as gravações foram feitas no ritmo musical selecionado pelos alunos, e as letras contaram com a temática “Águas e Rios”. As músicas finalizadas e o vídeo dos bastidores das atividades podem ser encontrados na galeria do site do projeto, https://projetoartedamusica.com.br/resultados/.
A música tem um papel importante no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, despertando a imaginação e a criatividade, estimulando a concentração, memória, autodisciplina e atenção, além de desenvolver a sensibilidade e o senso rítmico. Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Arte da Música acontece em 10 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, atuando em escolas de Ensino Fundamental II, com alunos dos 8º e 9º anos.
O Arte da Música ofereceu oficinas virtuais aos professores, que receberam orientações a respeito da música no Brasil e no mundo e de como as músicas são compostas, e trabalharam o material com os alunos na elaboração das letras.
Por meio da seleção de uma comissão julgadora, duas escolas de cada município ganharam o Dia da Música, e receberam o workshop do produtor musical André Riyuji e seu estúdio portátil. Em Avaré, a E.E. Padre Emilio Immoos e a E.E. José Leite Pinheiro foram contempladas pelo projeto.
“Queremos estimular a reflexão dos alunos sobre a importância de se preservar a água e os rios do nosso planeta, que é um recurso fundamental para a nossa sobrevivência. Unindo essa temática à musicalidade, esperamos que nosso projeto promova a conscientização a toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.
Durante a etapa de produção das letras, o Arte da Música contou com a participação de quatro professores e 240 alunos, que enviaram um total de 22 letras para a Comissão Organizadora. Ao final do projeto, um livro será produzido e distribuído gratuitamente, reunindo os trabalhos de todas as cidades participantes, com o registro das letras finalistas e menção de todos os educadores responsáveis por conduzir os trabalhos com os estudantes.
O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária da usina hidrelétrica Jurumirim, parceria com a Diretoria de Ensino Região Avaré, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/
(Texto Letícia Herenyi | Créditos: Vivian Gonçalez / Horizonte Educação)