Novas imagens do construção da Represa Prefeito Plínio Paganini foram divulgadas recentemente em postagem do prefeito de Botucatu Mário Pardini. O cronograma de obras está avançado.
Atualmente a obras estão na conclusão da concretagem do vertedouro. Também foi retomado o aterro de parte da barragem de solo. A expectativa é grande de que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2023.
Em uma das fotos é possível ver a cachoeira Véu de Noiva e o eixo da barragem. A cachoeira reaparece preservada em suas quedas. A cacheira era um dos pontos de lazer mais populares de Botucatu. Por questões de segurança ela permanece fechada para o público durante as obras.
Construção
O consórcio responsável pela construção é formado pelas construtoras DP Barros, Novatec Construções e ETC Empreendimentos. O investimento é de R$ 56,19 milhões por parte da Sabesp. Esse valor não inclui apenas as obras, mas também gerenciamento e desapropriações.
A área total do empreendimento é de 280 hectares, sendo destes 130 destinados à área de proteção permanente. O início das operações para coleta e represa de água está previsto para o segundo semestre de 2023.
A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua. Isso equivalente a 3.600 piscinas olímpicas.
O projeto
A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.
A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.
(Fonte e foto Acontece Botucatu)