O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) abriu uma licitação, no último sábado (25), para contratar serviços de fiscalização e controle de velocidade em 166 trechos de rodovias estaduais, nas regiões de Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto (SP).
Segundo a pasta, 649 equipamentos de fiscalização serão adquiridos através do edital e instalados em 14 regiões. Os radares custarão R$ 196,8 milhões aos cofres públicos.
Conforme o edital, além de fiscalizar a velocidade dos veículos, os radares também farão, futuramente, a leitura de placas e contagem de automóveis.
Os novos equipamentos terão tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres) para fazer a leitura automática das placas dos veículos. Assim, além de fiscalizar a velocidade, os radares farão a contagem dos veículos e transmitirão informações em tempo real para o DER, facilitando eventuais intervenções para a organização do fluxo.
O departamento estima que os equipamentos estejam funcionando já no 1º semestre de 2024. Confira as regiões e o número de radares na região Metropolitana de São Paulo:
- Campinas: 85
- Itapetininga: 49
- Bauru: 29
- Araraquara: 15
- Cubatão: 43
- Taubaté: 66
- Assis: 34
- Ribeirão Preto: 30
- São José do Rio Preto: 34
- Araçatuba: 14
- Presidente Prudente: 43
- Rio Claro: 61
- Barretos: 22
Na região próxima a Avaré, haverá radares na SP 245 (Avaré- Cerqueira César), SP 261 (Águas de Santa Bárbara, Cerqueira César e Lençóis Paulista e na SP 268 (Paranapanema a Itapetininga).
Fonte g1 e Exame. Foto Acontece Botucatu