A rua 9 de julho, entre as ruas Alagoas e Maranhão, está interditada em Avaré desde a noite de ontem (20) por causa de um rompimento de uma adutora que destruiu completamente a pavimentação da via, além do desperdício de água, causando enormes transtornos aos moradores do local.

A reportagem do in Foco esteve no local e constatou que toda a pavimentação de lajotas saiu completamente em vários trechos e que é impossível moradores utilizarem suas próprias garagens, por exemplo.

Até o final da tarde de hoje (21) a via permanecia sem conserto; as fotos foram tiradas por volta das 17 e não havia ninguém trabalhando no local.

Vídeos mostraram que o rompimento transformou a rua em um ‘rio’ de lama. O Diretor de Divisão da Sabesp em Avaré, Jorge Narciso de Matos Júnior disse ontem a noite apenas que o problema “foi um arrebatamento da adutora de água tratada” e não respondeu mais à reportagem.

Vale lembrar que uma adutora é uma tubulação de grande porte, geralmente subterrânea, que tem como função transportar a água de um ponto de captação (como um rio, lago ou poço) até as estações de tratamento e reservatórios de distribuição, para depois ser distribuída para as casas e empresas. Em outras palavras, é a “veia” que alimenta o sistema de abastecimento de água, conectando a fonte à rede de distribuição.

Próximo ao local, na rua Maranhão com a Voluntários de Avaré há um vazamento no bueiro que também tem provocado o desnível da rua, já agravado pelo fato de a via ser ponto de alagamento como ocorreu recentemente.

Embora não seja novidade, a Sabesp tem recebido reiteradas reclamações principalmente relacionadas a vazamentos de esgotos e de águas em diversas ruas, além da péssima qualidade dos serviços de reparos, que por vezes ficam piores.

A Câmara Municipal de Avaré chegou a aprovar uma multa pela péssima qualidade dos serviços da companhia, mas a responsável por fiscalizar é a prefeitura.

Vazamento na Maranhão com Voluntários de Avaré
Situação da pavimentação na rua Maranhão
Nove de Julho interditada