A assessoria de imprensa da Sabesp enviou nota à redação do in Foco informando que o problema no abastecimento de água pelo qual Avaré tem passado nos últimos anos.
A nota foi enviada depois que o in Foco encaminhou email ao setor de comunicação, com cópia ao Ministério Público local, relatando a falta de água que tem afetado inúmeros bairros na cidade, como Jardim Boa Vista, Jardim Presidencial, São Rogério, Santa Mônica, Água Branca, Vila Martins, Santa Elizabeth, Braz, entre outros, tem ficado por dias sem água; o problema se agrava com as ondas de calor e deixa famílias com bebês, crianças, pessoas acamadas com dificuldades em suas rotinas por conta disso.
Na nota, a Sabesp fala sobre um reforço no abastecimento: “a Sabesp informa que realizou a perfuração de um novo poço profundo no município para reforçar o sistema de abastecimento de água. O poço já foi equipado e está operando de forma emergencial com o uso de um gerador, o que limita sua capacidade total de operação. A Companhia esclarece que já fez a solicitação à concessionária de energia para a instalação de uma ligação elétrica no local, o que permitirá o funcionamento pleno do poço”.
A companhia também destacou que “a intermitência no abastecimento de água é resultado da estiagem severa que afeta o Estado de São Paulo. Nesse cenário, a captação de água do córrego Lajeado, que é responsável pela maior parte do abastecimento da cidade de Avaré, foi reduzida devido à queda significativa de sua vazão. A Companhia segue trabalhando para diminuir os impactos da estiagem no abastecimento do município”.
A nota não menciona a falta de atendimento da empresa aos usuários.
A promotoria de Justiça confirmou o recebimento das reclamações através do protocolo nº 804/2024.
No começo da próxima semana, o in Foco enviará à Sabesp e ao MP novamente a relação dos bairros que ainda sentem o problema, conforme pesquisa nas redes sociais do jornal.