Avareenses estão revoltados com a limitação na marcação de consultas nas unidades de saúde do município. “Fui agendar consulta pra mim e meus dois filhos, e me informaram que por ordem da secretaria de saúde, eles não podem agendar consulta para 3 pessoas da mesma família, somente para duas. Como assim? Uma casa que tem 8 pessoas, somente 2 passam no médico? Estou indignada mais uma vez com essa cidade. Espero respostas dos órgãos competentes”, disse uma moradora que enviou uma das reclamações à redação do in Foco.

Procurada pelo in Foco, a secretaria de Saúde confirmou, através da Comunicação, confirmou que o agendamento é limitado semanalmente. “São duas pessoas da família por agendamento, que é semanal. Isso significa que os demais familiares podem, sim, passar no médico, bastando agendar nas próximas etapas”, explicou a pasta.

De acordo com a legislação, consultas pelo SUS não podem ser limitadas em casos de necessidade comprovada, já que ele é um direito fundamental e atividade pública irrefutável.

O SUS é universal, ou seja, todos têm direito à saúde. O paciente tem direito ilimitado a consultas, exames e internações, seja em hospitais públicos ou particulares conveniados ao SUS. O SUS funciona de forma descentralizada e hierarquizada, com a gestão do sistema de saúde passando para os municípios