
Uma grave denúncia levanta preocupações sobre a qualidade e a agilidade do atendimento de urgência e emergência na região de Avaré.
Profissionais de saúde alertam que a Unidade de Suporte Avançado (USA), que opera em regime regional e atende também a população de Avaré, estaria sendo supostamente impedida de acessar medicamentos e insumos essenciais no Pronto-Socorro (PS) municipal.
Essa ambulância de alta complexidade, também conhecida como UTI móvel, atende a casos graves, com equipe médica e enfermeiros.
A restrição, que teria sido imposta há aproximadamente dois meses, estaria hipoteticamente comprometendo a capacidade de resposta rápida da USA.
A USA em questão é vinculada à regional, sob a gestão da AMVAPA (Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema) e é responsável por transferências intermunicipais e apoio.
“Não podem pegar nem uma dipirona se faltar na viatura. Ou seja, não podem pegar medicação, equipo, nada que necessite no PS de Avaré, para atender a própria população…”, afirma a denúncia.
A denúncia ainda aponta que a triagem para a liberação de insumos estaria sendo feita com base no vínculo da equipe e na identificação da ambulância.
Segundo o relato, os funcionários do PS estariam verificando a logomarca no macacão (mencionando o vínculo com a AMVAPA) e até perguntando em qual das viaturas o profissional está trabalhando.
A denúncia será enviada a secretaria de Saúde, através da Comunicação.




































