
O jornalismo sério se faz com fatos, dados e, acima de tudo, ouvindo todos os lados envolvidos em uma notícia. É o chamado “contraditório”, um pilar da democracia que garante ao cidadão uma informação equilibrada. No entanto, em Avaré, o governo do prefeito Roberto de Araújo (PL) parece ter adotado o silêncio como estratégia de comunicação oficial junto ao Jornal in Foco.
Desde o dia 17 de novembro de 2025, data do último e-mail recebido, e do dia 18 de novembro, última interação via WhatsApp, o Secretário Municipal de Comunicação, Angelo Zanotto, não responde a nenhum questionamento enviado por este veículo de comunicação.
Seguindo os trâmites, todas as reclamações de qualquer área, é enviada à Comunicação, que por sua vez, a encaminha à pasta ou setor competente, para que assim, haja uma resposta ou retorno das denúncias feitas por munícipes.
Muitas vezes, vozes ligadas à administração municipal tentam rotular o in Foco como um “jornal de oposição” ou crítico ao governo. No entanto, o que a população precisa saber é que todas as matérias que envolvem a gestão pública passam pelo crivo da nossa redação, que busca o posicionamento oficial da Prefeitura- o que aliás, não é “favor”, mas obrigação de todo veículo de imprensa – mas não tem tido respaldo.
O papel da Secretaria de Comunicação deveria ser o de facilitar o fluxo de informações e responder às demandas da imprensa — e, consequentemente, da sociedade. Ao ignorar as solicitações de um jornal que alcança milhões de acessos, a pasta não apenas prejudica o trabalho do jornalista, mas desrespeita o direito do cidadão avareense de obter esclarecimentos sobre a gestão do dinheiro público.
Falta de Transparência e Profissionalismo
O silêncio sistemático compromete a agilidade da notícia. Quando o in Foco publica uma demanda da comunidade — seja sobre buracos, falta de remédios ou gastos públicos — e não apresenta a versão da Prefeitura, é porque a resposta simplesmente não veio, apesar das inúmeras tentativas de contato, que ultimamente nem tem sido feitas diante do ‘block’, embora haja sempre espaço para a prefeitura se manifestar, como previsto na Lei de Imprensa.
A falta de retorno oficial reforça a denúncia feita recentemente no Legislativo sobre a falha de comunicação generalizada deste governo. Se nem os vereadores, no exercício de sua função fiscalizadora, recebem respostas, a imprensa livre enfrenta um desafio ainda maior para romper esse “muro de silêncio”.
O Jornal in Foco reitera seu compromisso com a verdade e com a população de Avaré, mantendo seus canais abertos para que a Secretaria de Comunicação e o Governo Roberto de Araújo exerçam, finalmente, o dever da transparência.




































