
Muitos avareenses tem observado e reclamado sobre o aumento de indigentes em portas de supermercados e outros pontos mais populares. Muitos moradores em situação de rua também estariam ocupando até mesmo abrigos de ponto de circulares, como mostra a foto acima enviada por um leitor. Segundo ele, no período de chuva, os pedestres ficam na calçada já que o local é tomado pelos moradores de rua.
Questionada pelo in Foco sobre isso, a Prefeitura de Avaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), disse que mantém serviços permanentes voltados à população que se encontra em situação de rua em Avaré.
“Basta lembrar que a Casa de Passagem funciona 24 horas por dia. O equipamento da SEMADS oferece refeição, banho e pernoite, entre outros serviços. Com atendimento psicológico e assistente social, a Casa de Passagem também auxilia o usuário na emissão de documentos e na articulação para a localização de familiares”, diz a nota.
“O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por sua vez, dispõe de uma assistente social para atender exclusivamente pessoas em situação de rua, onde são realizadas as articulações necessárias para redução de danos, além de dispor de uma Cadastradora do Bolsa Família, que garante aos mesmos a inclusão no programa de transferência de renda do Governo Federal. Já o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) realiza um trabalho de convencimento junto à população de rua, orientando esse público-alvo a procurar a Casa de Passagem, já que a adesão é voluntária”, complementa.
A nota ainda afirma que a SEMADS dispõe de todos os serviços de garantia de direitos para pessoas em situação de rua que são compatíveis com a tipificação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), deixando prevalecer o direito de escolha de cada indivíduo e/ou família, respeitando o direito de todos, conforme preconiza a Constituição Federal.