Seis estudantes da região de Avaré estão no Canadá participando do projeto  Prontos pro Mundo, do governo do Estado de São Paulo que pretende enviar anualmente 1.000 alunos do ensino médio para estudar no exterior.

O programa, o primeiro intercâmbio internacional voltado para estudantes da rede estadual, permite que os participantes frequentem o high school e vivenciem a imersão na língua inglesa em países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido. Lançado no ano passado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), o programa já realizou seu primeiro embarque.

Os primeiros 500 estudantes viajaram no primeiro semestre de 2025, enquanto os outros 500 partirão no segundo semestre. A seleção para os intercambistas de 2026 já está em andamento.

Na Diretoria de Ensino – Região de Avaré, seis alunos das escolas de Avaré e região foram contemplados e embarcaram para o Canadá nos dias 29 e 30 de janeiro de 2025.

Veja a lista dos alunos contemplados:

  • Laraine Rodrigues Santiago – Escola: Profº Dimas Mozart e Silva – Taquarituba-SP
  • Igor Soares da Sila – Escola: Pedro Bento Alves – Arandu-SP
  • Stephanie Leticia Corrêa P. de Lima – Escola: Dona Maria Izabel Cruz Pimentel – Avaré-SP
  • André Vinicius Camargo Santos – Escola: João Michelin – Itaí-SP
  • Kauany Kimberly Jesus dos Santos – Escola: Paulo Delicio – Águas de Santa Bárbara-SP
  • Brian Fernandes de Almeida – Escola: Profº José Leite Pinheiro – Cerqueira-César-SP

Eles permanecerão no país durante o primeiro bimestre e retornarão ao Brasil em abril de 2025. A experiência tem sido incrível para os estudantes, que estão aproveitando ao máximo essa oportunidade única.

O Prontos pro Mundo seleciona os alunos com base no mérito acadêmico, considerando o desempenho escolar, mas também valoriza a inclusão, garantindo oportunidades para os melhores estudantes de cada cidade elegível do estado. Como parte do processo seletivo, os alunos com as maiores notas no SARESP 2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) tiveram acesso a 75 mil vagas para um curso online de inglês, uma etapa fundamental para a classificação final dos 1.000 estudantes que embarcam anualmente.

(Equipe pedagógica da DE)