Até às 23h15 desta quarta (18) Avaré registra mínima de 9º com sensação térmica de 4º como divulgado hoje (18) pelo in Foco. Diante da onda de frio intenso, o grande temor são moradores de rua.
Procurada pela reportagem, a Semads enviou breve nota afirmando que “a equipe de abordagem trabalha diariamente no enfrentamento a situação de dia realizando oferta dos serviços pertencentes a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Aos que aceitam o serviço, são encaminhados à Casa de Passagem onde é ofertada alimentação, roupas, banho, pernoite. As que se recusam sair das ruas, como forma de amenizar o frio, são ofertados cobertores”. O frio deve continuar nos próximos dias com mínimas abaixo de 10º em Avaré (veja matéria no site).
Enquanto isso, cidades vizinhas preocupadas com a situação de moradores de rua realizam diversas ações, assim como na capital paulista que tem a madrugada mais fria para o mês de maio desde 1990. Entre 1940 e 1990, com outro padrão climático, houve temperaturas ainda mais baixas verificadas na cidade no mês de maio, explica o meteorologista do Inmet Franco Nadal. Na série histórica do instituto, a mais baixa temperatura verificada neste mês foi em 31 maio de 1979, com apenas 2,2ºC. Até esta quarta, o dia mais frio do ano havia sido registrado no dia 16 de abril, com os termômetros marcando 13,1ºC. Com as rajadas de vento, a sensação de frio foi ainda maior.