Todo Estado de São Paulo continua em alerta laranja pela Defesa Civil até amanhã, sexta-feira (25) devido à previsão de tempestades com ventos fortes e chuvas intensas.
Várias cidades foram atingidas por temporais, como Avaré que registrou vários prejuízos na tarde de hoje (24), após dez minutos de chuva e ventos fortes.
Além de muitas casas destelhadas, o temporal derrubou árvores (várias atingiram carros) e causou prejuízos em empresas como supermercados que tiveram telhados praticamente arrancados. Escolas também foram atingidas; algumas ficaram sem energia e outras suspenderam as aulas.
Até o momento, a Defesa Civil de Avaré não tem o balanço completo dos estragos. “Estamos na beira da linha, tem um pessoal desobstruindo vias, outro pessoal cortando galhos para restabelecer a energia”, informou ao in Foco, o responsável pela Defesa Civil José Vasconcelos de Araújo Silva Salim.
Um dos pontos mais atingidos foi o parque da Emapa (Exposições Fernando Cruz Pimentel de Avaré) que teve além da entrada, um galpão que foi totalmente destruído, interrompendo um evento equino que estava ocorrendo no momento, deixando pessoas que trabalhavam no local desesperadas. Felizmente não houve feridos e vítimas.
“Mais uma vez, fomos surpreendidos com um temporal que fez vários estragos na cidade. A Defesa Civil e a prefeitura, junto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a CPFL, estão trabalhando no apoio para atender os chamados”, escreveu o prefeito Jo Silvestre em suas redes sociais.
As tempestades que afetam o Estado de São Paulo são impactos do ciclone se formou na costa brasileira nesta quinta-feira (24), entre o estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai e pode causar temporais na região.
Vários alagamentos – nos pontos “tradicionais” – foram registrados sem vítimas felizmente. Veja abaixo a lista das maiores rajadas de vento registradas nesta quinta-feira (24), com ventos de 45 km/h.
Ourinhos: 126 km/h
Jales: 78 km/h
Taubaté: 76,7 km/h
Cachoeira Paulista: 75,2 km/h
Dracena: 62 km/h
Valparaíso: 60 km/h
Lins: 55 km/h
Presidente Prudente: 52 km/h
Avaré: 45km/h
Ribeirão Preto: 80km
Sorocaba: 50km/h
Ubatuba: 55km/h
Litoral Norte: 55km/h
Baixada Santista: 50km/h
Vale do Paraíba: 80km/h
Avaré registrou 22 mm de chuva nas últimas 6 horas, de acordo com o informativo da Defesa Civil. Veja a lista dos maiores acumulados de chuva:
Areias: 40 mm
Guaratinguetá: 29 mm
São Luís Do Paraitinga: 27 mm
Aparecida: 27 mm
São Bento Do Sapucaí: 25 mm
Cafelândia: 2 3mm
Avaré: 22mm
Potim :21 mm
São José Do Barreiro: 20 mm
(com informações parciais da CNN e Inmet)