A tecnologia e suas inovações! Ela abre espaço para tornar pessoas famosas e ricas em milhões de likes. Estamos falando dos TikTokers, os influenciadores digitais do TikTok, que já constituem uma profissão no mercado das redes sociais. Com posts pagos, usuários do aplicativo de vídeos curtos conseguem ganhar dinheiro com publicidade e estimular compras entre os potenciais consumidores que os assistem. Conhecido pelas dancinhas e dublagens, o app tem ganhado popularidade desde 2018, e tornou-se ainda mais famoso no ano de pandemia quando teve 2 bilhões de downloads, segundo o site Sensor Tower. Só este ano, ele foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo no primeiro trimestre.
Com isso, empresas começaram a notar uma forma de lucrar com o potencial de viralidade dos vídeos, pagando por publicidade compartilhada por usuários que possuem um grande número de seguidores na plataforma. Daí surgiram os TikTokers, influenciadores digitais que são pagos pela divulgação de marcas e produtos.
E como ser um TikToker? Algumas dicas podem cativar o interesse de outros usuários no seu conteúdo e, assim, fazer com que o número de seus seguidores aumente, facilitando o caminho para se tornar um TikToker. A aba “Para você” seleciona os vídeos mais vistos e as tendências do momento, então uma dica para obter mais visualizações consiste em participar dos desafios mais populares e seguir os “trends” do TikTok.
Também é importante publicar conteúdo original e criativo, além de ter em mente que quanto mais posts fizer, maior é a chance de seus TikToks estarem entre os vídeos da aba “Para você” de outros usuários, chamando a atenção para novos seguidores. Outro ponto a se considerar também envolve a capacidade de compartilhamento do seus posts — pense se as pessoas irão querer revê-los e compartilhá-los com amigos.
Mas falando em money, o TikTok não possibilita a monetização de vídeos de forma nativa no app, como acontece com os donos de canais no YouTube, por exemplo. Por este motivo, a forma de lucro dos TikTokers está relacionada a patrocínios, vendas de produtos, presentes enviados nas lives ou no marketing de afiliados. Para TikTokers com mais de mil seguidores, o TikTok permite as lives, transmissões ao vivo que podem representar uma forma de ganhar dinheiro na plataforma. Durante a apresentação, os espectadores podem enviar “gorjetas”, que podem ser convertidas em dinheiro ao final da transmissão.
Os patrocínios podem ser feitos no próprio TikTok ou por meio de marcas e agências. Uma marca pode patrocinar um TikToker por acreditar na sua capacidade de influência, por exemplo, da mesma forma que uma gravadora pode enxergar um poder grande de promoção de uma faixa tocada em um vídeo de um TikToker influente. O valor pago a cada uma das publicidades pode variar entre centenas e milhares de dólares, dependendo do número de seguidores e da quantidade de curtidas do perfil.
Os influenciadores do TikTok também podem ganhar dinheiro com a venda de produtos, normalmente de marca própria, como camisetas com frases de efeito, ou que traduzem o estilo de vida do influenciador digital. Outra forma de lucrar na plataforma inclui o chamado marketing de afiliados, que consiste em ter um link de uma loja parceira disponível em posts. Dessa maneira, o TikToker ganha uma porcentagem das vendas da marca.
Segundo reportagem publicada pelo The Guardian, os lucros dos TikTokers mais populares podem chegar a US$ 200 mil por post, se forem patrocinados e promoverem marcas. O site traz ainda uma estimativa para os influenciadores com maior número de seguidores na plataforma, como é o caso da indiana Aashika Bhatia. Estima-se que, daqui a um ano, a TikToker tenha mais de 194 milhões de seguidores na plataforma, e possa lucrar nada menos do que US$ 973 mil por post patrocinado.
Também é possível calcular o potencial de lucro de uma conta do TikTok por meio de sites como o IgFace, que disponibiliza uma ferramenta capaz de fazer estimativas de ganho com o uso da rede social, chamada TikTok Money Calculator (igface.com/tiktok-money-calculator).
Qual é o significado da palavra TikTok? – A palavra vem da onomatopeia tique-taque, que imita o barulho feito por relógios. O termo também é utilizado para marcar ações em um espaço de tempo. O nome da rede social faz referência aos clipes curtos dos usuários, que são a atração do TikTok. E sim, eles viciam segundo a ciência; pesquisadores notaram que os vídeos personalizados pelo algoritmo da rede social geram uma sensação de prazer e satisfação no organismo, ativando especificamente a área tegmental ventral (ATV), um dos principais centros de liberação da dopamina. Segundo o site Trecobox, o maior tiktoker do Brasil hoje é Clayton Santos, conhecido como Spider Slack, cujo perfil conta com a marca impressionante de 32 milhões e 700 mil seguidores.
(Fonte Techtudo, Trecobox e Uol)