O Estado abriu consulta pública sobre as escolas cívico militares e três escolas de Avaré manifestaram interesse, entre várias da região.

A comunidade escolar formada por pais, responsáveis, professores e colaboradores da Rede Estadual deve se manifestar, até a próxima quinta-feira (15), sobre a implementação das escolas cívico militares.

Na região de Itapetininga (SP), diretores de 18 escolas em 10 cidades manifestaram o interesse no novo modelo. Confira a lista completa abaixo.

Avaré

– Dr.Paulo Araujo Novaes

– Dona Maria Izabel Cruz Pimentel

– Professor Eruce Paulucci

 

Cerquilho

– Presidente Arthur da Silva Bernardes

 

Ribeirão Branco

– Professor Luiz José Dias

– Professor Abdiel Lopes Monteiro

 

Capão Bonito:

– Padre Arlindo Vieira

 

Itaí

– João Michelin

– Abilio Raposo Ferraz Junior

 

Itapeva

– Professor José Vasques Ferrari

– Jemimiano David Muzel

 

Itapetininga

– Professor Sebastião Pinto

– Professora Ernesta Xavier Rabelo Orsi

– Professor Elisiário Martins de Mello

– Professor Alceu Gomes da Silva

 

Itaporanga

-Dona Elisa de Campos Lima Novelli

 

Itararé

– Professora Esther Carpinelli Ribas

 

Tapiraí

– Bairro do Turvo

Essa é a segunda etapa do processo de escuta que a Seduc está promovendo sobre o tema. A partir do edital, as unidades de ensino deverão organizar reuniões com pais ou responsáveis  para discutir o novo modelo.

Outras duas rodadas de consulta estão previstas para unidades que não atingirem a quantidade de votos válidos: em 19 de agosto, as escolas devem informar sobre quórum insuficiente e a segunda consulta acontece pela SED entre de 20 a 22 de agosto e, em 26 de agosto, as escolas avisam sobre a necessidade de uma terceira rodada, que deve ocorrer entre 27 e 29 de agosto, também pela SED.

A expectativa da secretaria é iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais da rede, permitindo um acompanhamento detalhado da implantação do modelo e a avaliação da possibilidade de ampliação nos próximos anos.

 

Quem pode participar da consulta pública:

Mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade;

Estudantes a partir de 16 anos de idade, ou seus familiares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária;

Professores e outros profissionais da equipe escolar.

Durante a consulta pública, se mais do que 45 comunidades escolares manifestarem interesse no programa, serão adotados critérios de desempate para a seleção das unidades. Entre eles:

  • Distância de até dois quilômetros de outra unidade que não optou pelo programa, em caso de mais de uma escola interessada na mesma cidade;
  • Número de votos válidos a favor da implantação. Para que a votação a favor seja válida, é preciso que 50% dos votantes mais um optem pelo sim;
  • Escolas com mais níveis de ensino, ou seja, que ofertam o Ensino Fundamental e o Médio;
  • Unidades com mais estudantes que se ausentaram nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

As 45 escolas selecionadas para integrar o programa serão conhecidas até o final de agosto. O período coincide com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual de ensino. Até o início de setembro, estudantes poderão registrar intenção de transferência para essas unidades ou para outras escolas da rede.

 

fonte g1