O candidato a vereador pelo PV de Avaré, Ricardo Melenchon, enviou ontem, dia 9, à redação do in Foco denúncia sobre um corte de árvore que o candidato a vice prefeito Pablo Souza (na chapa com Marcelo Ortega pelo Podemos) teria feito sem autorização em frente a sua residência.
“Em plena crise climática e o vice do Ortega cortando árvore, e sabe o melhor nem autorização tinha!”, escreveu o candidato a vereador, que enviou fotos que comprovariam a denúncia.
Questionado sobre mais informações, entretanto, Melenchon admitiu que não tinha mais dados, já que o candidato a vice não aparecia nas fotos, nem havia provas de que o endereço se tratava de sua casa. “Até onde sei a moça me falou que ele não tinha autorização e ali era a casa dele”, escreveu sem dar mais detalhes.
Checando a informação, o in Foco procurou o candidato Pablo Souza, que desmentiu a denúncia, informando que o corte foi autorizado, que a casa é alugada e o pedido foi feito pela proprietária, enviando inclusive uma nota oficial sobre o assunto.
“Esclareço que moro com minha família na residência desde o ano de 2015. Ressalto que a casa é alugada, portanto, não sou o proprietário. A árvore que foi cortada estava danificando a calçada e havia o receio de que pudesse cair em caso de vendaval, como já ocorreu nos anos de 2022, 2023 e 2024 em Avaré e pelo fato de a Prefeitura não ter Tomógrafo para fazer a medição do tamanho da raiz das árvores. A proprietária da residência, com esse receio, encaminhou requerimento, em seu nome, para a Secretaria do Meio Ambiente solicitando autorização para o corte da Árvore. O requerimento foi protocolado sob o número 319/24. Após este procedimento, ela recebeu através do whatsaap da Secretaria do Meio Ambiente autorização para o corte e que deveria fazer a doação de 10 mudas”, afirmou Souza.
Ele transcreveu a mensagem enviada pela Secretaria do Meio Ambiente, via whatsaap: “…a sua anuência para corte de árvore está pronta para retirada. Com tudo é necessário a doação de:- 9 mudas de espécie Oiti ou nativas, superior a 1,40m cada muda e aí após a doação e o plantio. Fica disponível a retirada da anuência – plantio de 1 muda Oiti, também de 1,40m.”
“Com base nesta informação, ela contratou uma pessoa para fazer o corte, o qual ocorreu domingo, dia 08/09. Na data de hoje, 10/09/2024, a proprietária digiriu-se à Secretaria do Meio Ambiente para fazer a doação de mudas, conforme texto acima transcrito”, informou o candidato a vice do Podemos.
Obviamente essa denúncia, que foi infundada, não configuraria crime eleitoral.