Quinquagésima segunda obra elaborada pelo cronista e pesquisador Gesiel Júnior, “Padre Paulo Goecke – uma biografia” será lançada nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 20 horas, no Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Avaré, após a missa de ação de graças pelo centenário de nascimento do biografado, que por quase trinta anos foi pároco da Matriz de São Benedito.
O autor, convidado, aceitou apresentar a obra na igreja da padroeira de Avaré, que o padre Paulo conduziu interinamente, por seis meses, em 1970. A homenagem ocorre no exato dia em que o antigo monge cisterciense, fundador da Creche Santa Elisabeth e que foi o primeiro capelão da Penitenciária I nasceu na Alemanha, há cem anos.
“Historiar a Igreja Católica em Avaré sem mencionar a influência efetiva do padre Paulo seria imperdoável omissão”, afirmou Gesiel, autor das biografias dos padres Celso Ferreira, Emílio Immoos e Arlindo Vieira, especialista em história eclesial, pois também publicou livros historiando paróquias de Avaré, Botucatu, Piraju e Águas de Santa Bárbara.
“A esplêndida obra literária do amigo e historiador Gesiel Júnior, que tanto já escreveu sobre a cidade de Avaré, resgatando de modo ímpar sua memória histórica, ganha ainda maior brilho com esta biografia do saudoso padre Paulo Goecke, sacerdote que marcou profundamente a vida religiosa de muitos avareenses”, afirma, no prefácio, o padre Edson Benedito dos Santos, avareense que pertence à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.
Gesiel Júnior, colunista do In Foco, junto de seu filho Gesiel Neto, está empenhado na elaboração do livro comemorativo dos 120 anos da Santa Casa de Avaré, a ser lançado em breve.
Serviço
“Padre Paulo Goecke – uma biografia – 1924 – 13 de setembro – 2024”, Editora Gril, 56 páginas e todo ilustrado, R$ 20,00.