A Defesa Civil de São Paulo divullgou ontem alerta laranja de chuvas intensas, seguidas de raios, ventos e granizo, até esta terça-feira (13), para diversas cidades do interior do estado.
Segundo a Defesa Civil, nas cidades de Araçatuba, Marília e Presidente Prudente, a previsão é ainda maior, podendo registrar até 150 milímetros de chuva nos próximos dias.
Avaré e região estão na área do alerta; a previsão é de chuvas fortes hoje e amanhã. Já a partir de quarta, 14, a possibilidade de chuvas cai para 5%.
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda) Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Conforme o alerta, recomenda-se não atravessar e entrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou, até mesmo, um veículo.
As pessoas que moram em áreas de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e iOS.
Alertas de risco também são enviados por SMS. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199