O final de semana em Avaré foi marcado pela realização de jogos universitários da área de saúde (JUSA de Campinas) que teve início na quinta, dia 30, e terminaram ontem, 02 de maio. Contudo, mais uma vez, estes eventos geram reclamações por conta do barulho, já que boa parte dos estudantes e jogos ficam em áreas residenciais.
Mas, desta vez o grande problema foi o total desrespeito à lei do silêncio principalmente no ginásio Kim Negrão, onde se concentraram os jogos e as tendas – tendas nas quais as baladas foram até 2 e 5 hs na madrugada, tornando impossível o descanso e o sono dos moradores até três quarteirões próximos, tamanho barulho.
Os moradores ficaram revoltados com a situação e com o fato de a Polícia Militar – que esteve no local – não ter tomado providências. Os moradores reclamam do total desrespeito com pessoas idosas, acamadas e doentes que moram nas proximidades e que passaram mal durante o evento, já que o nível do barulho era ensurdecedor ao ponto de os móveis vibrarem.
A chamada lei do silêncio estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã. Também conhecido como a Lei do Direito à Vizinhança, o Artigo 1.277 do Código Civil diz que uma pessoa proprietária pode “fazer cessar” ações que prejudicam o sossego, a saúde e a segurança.
Os moradores afirmam que caso haja mais um evento semelhante, irão procurar o Ministério Público e acionar judicialmente a prefeitura e a secretaria de esportes, que autorizaram a realização dos jogos.
“Por que não fazem na Emapa? O local é perfeito. Por que pagamos impostos e não somos respeitados?”, diz revoltada uma moradora. “LIBERAMOS os endereços dos Alojamentos, Ginásio e local das tendas!! (…) Atrações Confimardíssimas: Dj Brizzart, D Pelegrine, Dj Brunin – O verdadeiro (…) Saindo de Campinas pra estourar as caixas de som em Avaré, o Brabo vai marcar presença nos 3️⃣ dias de rolê. A Tríade de DJs serão os responsáveis para manter a animação das Tendas nos 3️⃣ dias de festa!”, diz o perfil do JUSA. No perfil do instagram há diversas fotos e vídeos do evento – https://www.instagram.com/jusa.oficial/
Ano passado, o in Foco já tinha denunciado o fato de que as “atléticas” (agremiações universitárias) vendem pacotes incluindo alojamento e diversão, mas usam gratuitamente prédios e escolas públicas.
A reportagem do in Foco vai enviar esta reportagem ao MP e ao secretário de esportes do município, Carlos Bagaceira.