O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta segunda-feira (2) um novo alerta de perigo potencial para tempestades que podem ocorrer em cidades do Interior do estado até a próxima quarta-feira (4). Com a chegada de uma frente fria ao estado, áreas de instabilidades voltam a ocorrer em diversas cidades.

De acordo com o instituto, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros dia, com ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma o aviso.

A semana já começou com registro de chuva forte e alagamentos em várias cidades. As instabilidades são provocadas pela passagem da frente fria que ganha força, aumentando a chance de chuva em todo o estado principalmente a partir desta terça-feira (3). É alta a probabilidade de tempestades com chuva moderada a forte a qualquer momento do dia, de forma generalizada. Podem ocorrer rajadas de vento forte, queda de raios e granizo de forma isolada.

Essa condição meteorológica aumenta o risco para quedas de árvores, formação de alagamentos intransitáveis, bem como deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região.

A Defesa Civil de Avaré ainda não informou sobre possíveis prejuízos com a forte chuva da madrugada desta segunda, 01.

A cidade está sob alerta laranja de tempestades e segundo o Climatempo há previsão de que apenas na quarta, dia 4, não chova; as chuvas estão previstas para a semana toda.