Em uma rápida sessão extraordinária legislativa, todos os vereadores com exceção de Luiz Claudio (Podemos), que teve falta justificada, aprovaram por unanimidade a criação de 11 novas secretarias (veja abaixo), proposta pelo prefeito Roberto Araújo. Com isso, Avaré passa a ter 28 secretarias, um número que supera até mesmo os do governo paulista e cidades como Bauru (com 14 secretarias), Botucatu (14) ou Marília (17).

Algumas secretarias como de Gestão Pública, de Governo e de Relações Institucionais tem funções muito semelhantes, assim como de Relações Públicas e Comunicação.

As novas secretarias devem custar cerca de R$ 984 mil reais conforme projeto substitutivo aprovado também. O que gerou estranheza na verdade, foi o comportamento de vereadores considerados – até então – oposição, que não discutiram nenhum projeto e aprovaram todos, apesar de orientações partidárias.

Como divulgado ontem pelo in Foco, também foi aprovada a extinção de 144 cargos, que segundo o governo não estão ocupados no quadro de pessoal, o que deve representar cerca de R$ 4,3 milhões de reais em economia.

Entretanto, com a criação de novas secretarias e outros cargos, os custos podem chegar a este montante avaliam alguns edis. Em contrapartida, foi aprovada também a criação de 18 cargos de assessores de Planejamento e Gestão, 8 de assessores em gestão de gabinete e um de chefe de planejamento e gestão de políticas públicas – todos com exigência apenas de ensino médio e salários com referências 12 e 14.  Também foi criada a FG (Função Gratificada) para 8 chefes de departamentos.

As atuais secretarias:

  1. Governo
  2. Assistência Social;
  3. Comunicação;
  4. Mulher;
  5. Transportes e serviços;
  6. Meio-Ambiente;
  7. Turismo;
  8. Esporte e Lazer;
  9. Habitação;
  10. Relações institucionais;
  11. Divisão de serviços (Gilberto Saito – secretário adjunto)
  12. Educação;
  13. Saúde;
  14. Fazenda;
  15. Cultura;
  16. Assuntos Jurídicos.
  17. Planejamento e obras

Também foi aprovado a nova denominação da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia e da Secretaria da Mulher e, respectivamente a denominação dos cargos de Secretários Municipais.

Veja as secretarias aprovadas nesta quarta (29):

  1. Segurança Pública;
  2. Relações Públicas;
  3. Inovação e Tecnologia;
  4. Gestão Pública;
  5. Fiscalização de Posturas Municipais;
  6. Chefia de Gabinete do Executivo;
  7. Proteção e Bem Estar Animal;
  8. Juventude;
  9. Direitos da Pessoa com Deficiência (que já existia);
  10. Inclusão e Transtorno do Espectro Autista;
  11. Transporte e Mobilidade Urbana (foi desmembrada).