O prefeito de Ourinhos,  Guilherme Gonçalves (Podemos), anunciou o cancelamento do Carnaval deste ano para priorizar investimentos na saúde pública. A decisão foi tomada menos de uma semana após a divulgação da programação oficial da festa, que teria shows gratuitos de artistas locais e do grupo Revelação. Os recursos que seriam destinados ao evento serão realocados para a compra de equipamentos de raio-x, realização de 150 cirurgias eletivas e ampliação da farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o político defendeu a decisão. “A gente está aqui para servir e não para ser servido”, afirmou.

Guilherme, que já trabalhou como catador de lixo antes de entrar para a política, também destacou que a saúde deve ser prioridade. “Sei que tem muita gente que gosta de festa, mas só faremos festa depois que a saúde estiver OK”, declarou.

O prefeito de Ourinhos anunciou ainda que a prefeitura da cidade repassou R$ 500 mil à Santa Casa para a realização das cirurgias eletivas. “Tem 5 mil pessoas na fila, mas esse já é um passo importante para regularizar a situação”, disse.

A prefeitura informou que, além do Carnaval, outras festas tradicionais da cidade poderão ser suspensas caso a situação financeira exija.

Guilherme Gonçalves se tornou o primeiro catador de lixo a ser eleito prefeito no Brasil. Em 2020, foi eleito vereador e, em 2022, concorreu a deputado estadual, ficando como suplente. Em 2024, conquistou a prefeitura de Ourinhos com 27.721 votos, representando 49,83% dos votos válidos.

A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, parabenizou Guilherme pela conquista e destacou sua trajetória de superação. “Ele é a prova viva de que, com coragem, humildade e trabalho árduo, é possível transformar realidades e alcançar grandes feitos”, afirmou.

Algumas cidades nas regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) não vão promover eventos de Carnaval este ano. Com isso, as prefeituras não liberarão verba pública para a realização dos tradicionais blocos de rua. No entanto, eventos privados e particulares poderão ser realizados.

Outras cidades do estado de SP também não farão Carnaval. Confira a lista de municípios

 

Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba informou que não aplicará recursos públicos no Carnaval e justificou que a cidade “tem outras prioridades no momento, como as áreas da Saúde e da Educação”.

“As programações carnavalescas, como nos anos anteriores, devem ocorrer normalmente na cidade, desde que realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, por exemplo. O Município está à disposição para oferecer o apoio necessário a esses eventos, no que compete ao Poder Público.”

 

Salto

Em Salto, a prefeitura cancelou eventos de Carnaval e da Paixão de Cristo, previstos para esse ano. De acordo com a prefeitura, o cancelamento se deu após análise financeira do município.

“Com cerca de R$ 131 milhões em dívidas, a prefeitura decidiu cancelar as comemorações do Carnaval de rua. Todas as secretarias devem fazer reajustes no orçamento, uma adaptação de 30% a 40%. A Secretaria de Cultura também precisará”, informou o secretário da cultura, Sandro Bergamo.

 

Iperó

A prefeitura de Iperó apenas informou que não terá nenhuma programação feita pela prefeitura para celebrar o Carnaval em 2025.

 

Itupeva

A prefeitura de Itupeva também informou que não terá nenhuma programação por parte do Poder Público. A decisão segue o que ocorreu nos últimos anos na cidade, quando não houve nenhum evento carnavalesco organizado por eles.

 

Salto de Pirapora

Em Salto de Pirapora, a prefeitura informou que não promoverá eventos de carnaval na programação cultural da cidade.