Anúncio

Segundo relatos de leitores feitos ao in Foco, duas pessoas que teriam testado positivo para covid-19 seriam portadoras de uma nova variante, batizada de P4. Procurada pela reportagem, a secretaria de Comunicação informou que oficialmente o caso é desconhecido.

No final de maio, ao menos 20 cidades do interior de São Paulo identificaram uma nova variante do coronavírus, conhecida como P.4. Segundo os pesquisadores, ela é da mesma linhagem que deu origem à mutação de Manaus e se parece também com a cepa da Índia.

Segundo os pesquisadores, a P.4 derivada da mesma linhagem que deu origem à P.1, a variante de Manaus. A nova cepa foi isolada a partir da análise de 149 amostras de moradores da cidade contaminados pelo novo coronavírus nos últimos dois meses. O  pesquisador da Unesp que ajudou a identificar a variante ainda não sabe se a P.4 é mais agressiva ou mais contagiosa, mas diz que a mutação é parecida com a da índia.

 

Casos

O boletim de hoje, dia 23, aponta que Avaré tem 10.813 casos confirmados – este número inclui 250 mortes e 10.365 pessoas curadas, além de 176 pessoas em isolamento domiciliar.

Na Santa Casa local, 18 pacientes seguem internados e outros 4, internados em outros municípios. A UTI tem todos os 15 leitos ocupados e a Enfermaria da SC tem 10 leitos ocupados (total de 16). Há 1 paciente no Pronto Socorro aguardando vaga para internação na Santa Casa.

Foram feitos 28.962 testes com resultados negativos.