Depois de ter conseguido a concessão oficial de uso de sua atual sede na Emapa, a ASPEQ – Associação Paulista de Equoterapia em Avaré, tem sido alvo de falsas denúncias de maus tratos aos cavalos.

A informação foi dada pela presidente da entidade, Sandra Regina de Goes. “Foram duas denúncias improcedentes; uma na defesa agropecuária e outra na polícia civil”, diz ela. “Chegaram até o local e deram a denúncia como improcedente”, frisou.

De fato, dois animais teriam sido alvo da denúncia de “maus tratos”; um deles, é o “Fofo”, resgatado pela Emapa e que está abrigado na ASPEQ. “Ele é usado apenas para o primeiro contato das crianças, escovação e muito carinho”, explica Sandra.

Já o outro animal, é uma égua aposentada, campeã de rédeas por muitos anos consecutivos e que foi doada pelo Haras Qualit Ranch à entidade e que é usada no tratamento da equoterapia.

Para provar a improcedências das denúncias, a presidente da ASPEQ enviou fotos atualizadas de ambos os equinos e echegou a gravar um video para as redes sociais, além da fiscalização comprovar que as denúncias não tem fundamento.

A entidade atualmente atende cerca de 28 crianças, adolescentes e adultos com diversas síndromes e transtornos neurológicos, tendo em vista que a equoterapia é bastante utilizada no acompanhamento e tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outros problemas cognitivos e motores.

O cavalo “Fofo” que foi resgatado e hoje está abrigado na ASPEQ
A égua doada à entidade usada na equotera´pia: denúncias improcedentes

Denúncias improcedentes

A redação do in Foco tem recebido inúmeras reclamações, além dessa da entidade, de denúncias falsas e improcedentes relativas a maus tratos. Segundo informações extraoficiais de pessoas ligadas a causa animal, alguns casos envolvem vizinhos que entraram em atrito por qualquer motivo, acabam gerando esse tipo de reclamação.

A denúncia de abandono e maus tratos a animais é séria e deve ser feita com embasamento.