
O cenário da numismática mundial se voltou para o Rio de Janeiro entre os dias 2 e 6 de setembro de 2025, e um nome de Avaré brilhou entre os maiores especialistas da área: o do psicólogo e numismata Oswaldo M. Rodrigues Jr.. Durante a V Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas – Rio 2025, ele foi agraciado com a honraria “Legatus nostre et praecursor”, uma medalha que o distingue como “Embaixador nosso e precursor” no campo da numismática.
A homenagem, carregada de simbolismo, foi entregue na cerimônia de abertura das atividades acadêmicas do evento, que reuniu mais de 400 especialistas de todo o mundo. A distinção remete à figura do Legatus da Roma Antiga, um embaixador nomeado para missões diplomáticas no exterior. Ao receber a medalha, Rodrigues Jr. sentiu-se profundamente honrado em representar a Sociedade Numismática Brasileira (SNB), da qual é membro desde 1984.
“Ser homenageado com uma medalha que simboliza o legado, a missão e a liderança no campo da Numismática é uma honra que transcende o pessoal e toca o cerne da minha trajetória acadêmica e cultural”, declarou Rodrigues Jr. Ele ressaltou o reconhecimento que a SNB tem fora do Brasil e como sua atuação na numismática abriu portas para o intercâmbio de conhecimentos e a organização de novos eventos. “Que esta medalha não seja apenas um símbolo de reconhecimento, mas também um chamado à continuidade do trabalho: preservar, estudar e divulgar a riqueza histórica inscrita nas moedas do passado”, frisou.
Uma carreira dedicada à numismática
A Medalha de Reconhecimento é mais um capítulo em uma longa e frutífera carreira dedicada ao estudo e à divulgação da numismática. Oswaldo M. Rodrigues Jr. tem uma trajetória notável na área, com diversas contribuições, incluindo:
Publicações: É autor de livros de referência, como “Numismática: como colecionar moedas, cédulas e medalhas”, que já está em sua terceira edição, e “Os Dinheiros primitivos”.
Reconhecimentos Anteriores: Em 2020, ele já havia recebido a Medalha de Mérito Numismático da Sociedade Numismática Brasileira. Mais recentemente, em abril de 2025, foi homenageado com a Medalha de Reconhecimento pela sua atuação na América Latina pela Fundação Museu Internacional de la Moneda, em Bogotá, e também pela Sociedade Colombiana de Numismática.
Atuação Institucional: Ele é sócio remido da SNB, onde ocupou diversos cargos de diretoria e conselheiro, e tem forte presença em entidades internacionais como a Unión Americana de Numismática, a American Numismatic Association (ANA) e a Asociación De Coleccionistas Numismaticos Del Paraguay (ACONUPA).
A homenagem no Rio 2025, recebida na presença de palestrantes renomados das Américas, Europa e Austrália, foi um momento especial que celebra não apenas a dedicação de Rodrigues Jr., mas também a importância do Brasil no cenário numismático global.
Além das moedas: Uma vida de conhecimento
Embora seja mais conhecido no meio numismático, Oswaldo M. Rodrigues Jr. é também uma figura de destaque na área da psicologia. Com uma carreira dedicada à clínica e à pesquisa, ele atua como psicólogo e psicoterapeuta sexual desde 1984.
Entre suas realizações no campo da psicologia, destacam-se:
- Fundador e Diretor do Instituto Paulista de Sexualidade (InPaSex).
- Autor de mais de 70 livros sobre psicologia e sexualidade, além de 36 capítulos de livros.
- Cargos de liderança em entidades como a Federação Latino-americana de Sociedades de Sexologia e Educação Sexual (FLASSES) e a Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH).
A dupla jornada de Oswaldo M. Rodrigues Jr., unindo a paixão pela numismática com a dedicação à psicologia, reflete um compromisso constante com a pesquisa, a educação e a divulgação do conhecimento. Sua mais recente homenagem internacional é um reconhecimento merecido por uma vida inteira de contribuições notáveis.
Mais sobre Oswaldo M. Rodrigues Jr.

– Mestre em Psicologia Social PUC/SP, 1996, atualmente coordena as pesquisas e estudos sobre disfunção erétil, disfunções sexuais e parafilias no GEPIPS – Grupo de Estudos e Pesquisas do InPaSex (desde 1996);
– Ensinou Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia Geral e Psicologia Social em Faculdade de Psicologia;
– foi Secretário geral da FLASSES – Federação Latino-americana de Sociedades de Sexologia e Educação Sexual (1998-2002)
Cocoordenador do CEPES – Curso de Especialização em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade – Instituto Paulista de Sexualidade – 1999-2018;
– Cocoordenador do Curso de Especialização em Sexologia Aplicada do InPaSex (desde 2018)
– Membro do Conselho Consultivo da WAS – World Association for Sexual Health – 2001-2009;
– Secretário Geral/Tesoureiro (2001-2005)
– Membro do Comitê Científico Internacional (2010-2011)
– membro do Conselho de Orientação e Administração da ABEIS – Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual – (desde 1987); Atualmente ABEMSS – Associação Brasileira de Medicina Sexual e Sexualidade.
– Secretário Geral (2001-2003)
– Presidente (2003-2005)
– membro do Comitê de Notáveis (2020-2024) e Comitê Científico (2023-24)
– Presidente da SBRASH – Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana – 2005-2007;
– Editor Chefe da revista Terapia Sexual (1998-2014);
– Vicepresidente de ALAMOC – Asociación Latinoamericana de Análisis y Modificación del Comportamiento y Terapia Cognitivo-Conductual (2024-2028)
– Autor de 70 livros sobre psicologia e sexualidade (19 em espanhol)
– Autor de 36 capítulos em livros de psicologia, medicina e sexualidade.
http://www.oswrod.psc.br
http://www.inpasex.com.br
http://lattes.cnpq.br/8822346727658552
Livros
– Rodrigues Jr, O.M. (1990) Numismática: como colecionar moedas, cédulas e medalhas. (manual de iniciação à numismática). Sociedade Numismática Brasileira, Comissão Estadual de Filatelia e Numismática do Conselho de Artes e Ciências Humanas da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo/IMESP.
– Rodrigues Jr., O.M. (2008) Sexo, Amor e Dinheiro – Biblioteca 24X7: São Paulo. ISBN 9788561590505.
– Rodrigues Jr., O.M. (2012). Sexo, amor y dinero. Editorial Académica Española: Saarbrücken (Germany). ISBN: 978-3-8484-6860-7.
– Rodrigues Jr., O.M. (2016). Numismática: como colecionar moedas, cédulas e medalhas. Center for the High Numismatic Sudies: São Paulo. ISBN-10: 1523215755 / ISBN-13:978-1523215751.
– Rodrigues Jr., O.M. (2016). Os Dinheiros primitivos. Center for the High Numismatic Studies: São Paulo, 2016. (15.24 x 22.86 cm). 98 pages. ISBN-13: 978-1539556862 – ISBN-10: 1539556867.
Rodrigues Jr., O.M. (org.). Histórias dos colecionismos numismáticos – algumas histórias brasileiras. Center for the High Numismatic Studies: São Paulo, 2017. 154pg. (21.59 x 27.94 cm) ISBN-13: 978-1544608648 / ISBN10: 1544608640
Rodrigues Jr., O.M. La sexologia em la numismática. Center of High Numismatic Studies: São Paulo, 2018. 123 pag. ISBN-13: 978-1981968961 / ISBN-10: 1981968962.
Rodrigues Jr., O.M. (2023). Sexologia na numismática. Filos Ed: Cerqueira Cesar (SP).
Rodrigues Jr., O.M. (2023). Psicólogo em sexualidade e numismata. Filos Ed: Cerqueira Cesar (SP).
– Rodrigues Jr., O.M. (2024). Numismática: como colecionar moedas, cédulas e medalhas. Ed. Veritas: Rio de Janeiro, 3ª edição. Tiragem: 100 Exemplares – SKU: 2023111181. Ano: 2024 – 3ª Edição.
– Rodrigues Jr., O.M. (2024). Os dinheiros primitivos. Ed. Veritas: Rio de Janeiro, 2ª edição atualizada e ampliada. ISBN 9786598355357




































