Enquanto muitas cidades do interior paulista intensificaram a vacinação contra a covid-19 durante o feriado prolongado, em Avaré a imunização foi suspensa por quatro dias, incluindo segunda, dia 6.

O resultado foram longas filas nos postos de saúde como inúmeros internautas registraram nas redes sociais. Até mesmo no Drive Thru da Emapa, pessoas saiam dos carros fazendo filas – o que também gerou reclamações (veja abaixo).

Hoje, a secretaria Municipal da Saúde enviou nota afirmando que intensificará a vacinação nesta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10 de setembro.

Com isso, Brabância, Vera Cruz e drive-thru da Emapa atendem ao público das 8 às 17 horas sem interrupção para o horário de almoço. Já o posto Santa Elizabeth funciona das 11 às 17 horas.

Crianças de 12 a 14 anos são imunizadas nessa etapa. Já idosos a partir de 90 anos recebem a dose adicional. Nesse caso, é preciso levar o Cartão Verde e ter tomado a segunda dose há 6 meses, ressalta a pasta.

Quem já está apto para receber a segunda dose também deve procurar um dos locais de vacinação.

Autorização verbal ou por escrito

A vacinação do público infantil de 12 a 14 anos está condicionada à presença de pais e/ou responsáveis legais, que poderão autorizar verbalmente a aplicação do imunizante.

Caso o responsável não esteja presente, será preciso apresentar o termo de assentimento assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, de acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual ficará retido pelo serviço de saúde.

O documento, que deve ser levado já impresso e devidamente preenchido, pode ser baixado no link https://drive.google.com/file/d/1pxsaThzN_gFMMcvfToOk228a_Z3tIhne/view.

Também é necessário apresentar CPF, documento com foto, cartão SUS e comprovante de residência. A recomendação é que o munícipe faça o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br para evitar filas e facilitar o atendimento.

(Videos enviados por uma internauta)