O mesmo estudo que apontou pontos positivos de Avaré, como a terceira cidade mais segura do Brasil e zero de índice materno em 2019, também mostrou desafios que a cidade terá que enfrentar e para os quais, o prêmio Movimentos da Cidade é voltado.
A falta de capacitação profissional é um deles; o levantamento mostra que apenas 13% dos trabalhadores formais tem ensino superior completo, enquanto a média no Brasil é de 19%.
Outro fator apontado como desafio é o elevado número de acidentes no trânsito, que coloca a cidade em 89º lugar no Estado de São Paulo relativo a mortes no trânsito e em 306º lugar no país.
Vale reforçar que este levantamento foi feito pelo Centro de Liderança Pública e fazem parte do prêmio Movimentos da Cidade.
Idealizado pela Agência Virtù, em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP) e apoio do Grupo CCR, o projeto vai premiar as melhores ideais para aproveitar oportunidades ou solucionar desafios urgentes da cidade de Avaré. O autor da melhor ideia vai receber mentoria do CLP e R$10 mil para um projeto-piloto.
As inscrições podem ser feitas até 31/12/2021 e o regulamento completo pode ser encontrado no site Os Movimentos das Cidades.