O Centro Avareense, tradicional clube da cidade, está comemorando 96 anos em janeiro e sua história já foi contada (veja no link abaixo), graças a colaboração do escritor e historiador Gesiel Junior.

Para ‘presentear’ o clube pelo aniversário, Gesiel buscou em ser acervo fotos dos fundadores do clube. As fotos abaixo, são dois dos principais fundadores do clube: Raymundo do Amaral Pacheco e Romeu Bretas. Por indicação de Bretas, Pacheco foi quem presidiu a histórica reunião de fundação do clube, oficializada na do dia 10 de janeiro de 1926.

Raymundo do Amaral Pacheco
Romeu Bretas

Baiano, Amaral Pacheco veio para a cidade, casou-se com uma avareense, dirigiu a Santa Casa, elegeu-se vereador e até foi presidente da Câmara. Lutou contra a pandemia da febre amarela, fez política, fundou o Centro e, mais tarde, teve que voltar para sua terra, Ilhéus (terra da Gabriela, Cravo e Canela), onde foi nomeado prefeito.

O prédio escolhido para a sede social era a residência do farmacêutico Octavio de Campos que, a princípio, relutou em vendê-lo, mas depois graças ao apoio financeiro decisivo do chefe do Partido Republicano, coronel João Baptista da Cruz (foto abaixo), a aquisição do imóvel se concretizou. João Cruz, por aclamação, foi eleito presidente do novo clube para um mandato trienal.

João Baptista da Cruz

O Centro Avareense, segundo escreveu nas páginas de “O Commercio de Avaré” o jornalista Francisco Dias de Almeida, “nasceu graças às figuras simpáticas e varonis de seus principais fundadores: João Baptista da Cruz, Raymundo do Amaral Pacheco e Romeu Bretas”.

A primeira diretoria do Centro Avareense foi composta também pelos seguintes sócios fundadores: Adhemar Martins de Almeida (vice-presidente), Horácio Faria (1º secretário, Nicanor Garcia (2º secretário), Olivério Pilar (tesoureiro), Deolindo Barbosa (orador) e Romeu Bretas (intendente).

Também aparecem como signatários da ata de fundação os seguintes associados: Abraim Dabus, Adelmar Ferreira, Antônio Lambert, Argemiro Cruz, Arnold Bannwart, Benjamin Novaes, Enrique Volpi, Hani Ward, Henrique Vaz, Jacob Pieri, João Gomes de Oliveira, Jorge Azevedo, José de Araújo Novaes, José de Oliveira Garcia, José Diniz Corrêa, Leandro Martins, Olivério Garcia, Oscar Pinto da Silva, Silvino de Araújo e Urbano Medeiros, além de três outros que governaram a cidade: José Bastos Cruz (o prefeito da época), José Rebouças de Carvalho e Paulo Araújo Novaes.

O clube hoje – Na história recente, o Centro Avareense sediou inúmeros eventos culturais como peças teatrais, mostras de arte e até a Fampop, que teve início na sede social (largo São João). O clube retomou as atividades após a autorização do Estado, e possui centenas de associados. O número 1 foi o jornalista Francisco Dias de Almeida.

A estrutura do clube é uma das melhores com salas de Musculação (Estrutura completa e 2 instrutores por período), de ginástica, sauna seca e à vapor (Vestiário, sala de descanso, bar e piscina), 2 quadras de tênis rápida, 2 quadras de saibro, quadra de vôlei de areia, beach Tênnis, ginásio poliesportivo, campo Society, 3 piscinas , 3 churrasqueiras (completas com utensílios, churrasqueira à bafo e forno de pizza), além de cantina e parquinho. O historiador Gesiel Júnior fez um texto contando a história do clube – texto que está no site, mas pode ser conferido abaixo.

 

https://jornalinfoco.com.br/centro-avareense-comemora-hoje-96-anos/