O convidado não poderia ser melhor no mês em que se comemora o centenário da Semana de 22: o cartunista Luis Carlos Fernandes, conhecido nacionalmente como Fernandes, foi convidado a palestra sobre seu trabalho e sua trajetória para alunos da escola Pei Maria Izabel.
O evento aconteceu na manhã de ontem, dia 24, e teve como participantes além da direção e professores, alunos dos Clubes Juvenis, interessados em desenhos e artes em geral.
O cartunista falou de sua trajetória e diversas premiações dos trabalhos que realizou ao longo de sua carreira, além de acompanhar de perto a confecção de caricaturas que deixaram todos fascinados.
Alunos, funcionários e gestores agradeceram a visita privilegiada que trouxe muito conhecimento.
Nascido em Avaré, filho ilustre de nossa cidade, seu trabalho está em evidência na exposição em comemoração aos 100 anos da semana da Arte Moderna.
Suas caricaturas estão na Exposição ‘Pilares de 22’, que traz caricaturas de modernistas em tamanho gigante. Promovida no Memorial da América latina, suas caricaturas medem cinco metros de altura e representam 16 modernistas, estando expostas nas pilastras do Pavilhão da Criatividade durante todo o ano.
Nascido em Avaré, em 5 de outubro de 1959, Fernandes iniciou o seu trabalho de ilustrador em 1983, em um jornal da região, ainda bem jovem e não parou mais de desenhar.
Com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior, em países como Turquia, Portugal, Romênia, França e Itália, o artista coleciona mais de 60 premiações em sua categoria.
Foi vencedor da principal premiação da 45.ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais importantes eventos mundiais do humor gráfico.
Além de cartunista e caricaturista, também é chargista e quadrinista brasileiro. Já ganhou mais de 40 prêmios de humor gráfico, no Brasil e exterior. Ganhou o Troféu HQ Mix de melhor livro infantil (pelas ilustrações do livro Castelo Rá-Tim-Bum) em 1998 e de melhor caricaturista em 2010.
(Com informações e fotos de Priscilla Contrucci)