O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição muito comum que afeta cerca de 5% das crianças, e na maioria dos casos, os sintomas persistem na vida adulta. Não há informações precisas sobre o número de crianças afetadas pela doença em Avaré, mas recentemente a cidade perdeu a oportunidade de trazer um projeto cujo foco é este.
De autoria do dramaturgo Ricardo Mondenezzi , o espetáculo teatral conta de forma lúdica a história de Betinho , um menino que sofre bullying na escola por ser portador de déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH) . O propósito é provocar reflexões e questionamentos importantes aos pais e educadores a respeito dos problemas e potencialidades presentes no espaço escolar.
O dramaturgo que também é ator tentou trazer o projeto para Avaré e desde o início de abril tentava contava com a secretaria de Cultura e depois, a Educação. Depois de várias tentativas obteve a resposta de que a Cultura se encarregaria da estadia e alimentação do elenco, mas a secretaria da Educação deveria arcar com o valor da apresentação – cerca de 3 mil reais. Contudo, não houve mais retorno por parte da Educação e o autor cancelou a vinda do projeto que já foi apresentado em centenas de cidades paulistas.